Campanhas de identificação e esterilização gratuitas de cães e gatos de companhia

04 Ago '21

Decorre até ao dia 30 de setembro de 2021 uma campanha de sensibilização e apoio à esterilização de cães e gatos de companhia, dirigida a detentores residentes nos municípios da Terra Quente Transmontana, designadamente, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor.

À semelhança do ano anterior, os cinco municípios que gerem o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia Intermunicipal da Terra Quente Transmontana - “Cantinho Animal”, através da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, estabeleceram um protocolo de colaboração com os Centros de Atendimento Médico Veterinários (CAMV) localizados nos seus concelhos no sentido de dar sequência à Campanha de Apoio à Esterilização de Cães e Gatos de Companhia, num esforço conjunto visando responder à problemática dos animais errantes.

Em 2021, a fim de assegurar a diminuição da sobrepopulação animal na via pública, com os consequentes efeitos na Saúde Pública e no Meio Ambiente, aliada à reprodução descontrolada destes e à incapacidade de alojamento no Cantinho do Animal, e tendo em conta a mais recente legislação que promove a esterilização como forma privilegiada de controlo da sobrepopulação animal e sensibilização da população para os benefícios da esterilização de animais não destinados à criação, os cinco municípios avançam com a campanha de esterilização e sensibilização num novo formato: esterilização totalmente gratuita de cães e gatos de companhia detidos por munícipes residentes num dos cinco concelhos da Terra Quente Transmontana (Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor), uma campanha que resulta de candidatura da associação de municípios e dos cinco municípios da Terra Quente Transmontana a apoios financeiros, aliado ao esforço destes em apoiar todo o processo de esterilização e identificação eletrónica dos animais detidos por munícipes da Terra Quente Transmontana.

Os munícipes residentes na área da Terra Quente Transmontana que queiram usufruir da esterilização gratuita dos seus animais de companhia, deverão dirigir-se a um dos Centros de Atendimento Médico-Veterinários aderentes, sendo limitada a 2 animais por agregado familiar e o prazo até 30 de setembro de 2021, ou até esgotar a dotação disponibilizada para a campanha, consoante o que ocorra primeiro.
Simultaneamente, decorre, até ao final do ano de 2021, uma campanha intermunicipal de identificação gratuita de cães e gatos de companhia, fruto de uma candidatura da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana.

Sendo, a identificação eletrónica de cães e gatos de companhia, uma obrigação legal, esta campanha permite a todos os detentores destes animais de companhia, residentes na Terra Quente Transmontana, a identificação eletrónica (“microchip”) e registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), totalmente gratuita, no Cantinho do Animal – Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Animais de Companhia, mediante agendamento prévio.

A Campanha de Sensibilização e o programa de Esterilização de Cães e Gatos estimula esta intervenção, com base nos seguintes benefícios sociais e de bem-estar animal:
1. Diminui o número de ninhadas indesejadas combatendo assim o abandono e sobrepopulação;
2. Diminui a probabilidade de desenvolvimento de infeções urinárias e uterinas, e de cancro uterino, mamário, testicular e prostático;
3. Evita comportamentos sexuais indesejados, fugas, marcação territorial e stresse sexual;
4. Contribui para reduzir a agressividade;
5. Os animais vivem mais tempo e são mais saudáveis.

Qualquer informação adicional poderá ser obtida junto da AMTQT, através do contacto telefónico 278201430, através do endereço de correio eletrónico geral.amtqt@amtqt.pt, ou através do sítio na internet, em www.amtqt.pt

Fonte: www.amtqt.pt