Dia Aberto Amendoeira | Alfândega debateu instalação da cultura

17 Jul '15

A instalação da cultura da amêndoa na região esteve em análise em Alfândega da Fé com a realização de um Dia Aberto, uma iniciativa integrada no “projeto amendoeira” que visa valorizar e incrementar a cultura da amêndoa na região de Trás-os-Montes. Trata-se de um projeto que une organizações do sector e instituições do ensino superior da região de Trás-os-Montes e Alto Douro num mesmo desígnio: cooperar na inovação e implementar estratégias que contribuam para o aumento da produtividade da amendoeira na região.A cooperação visa produzir conhecimento, estudar a cultura na região, apoiar produtores, incentivar o investimento na produção rentabilizando as potencialidades das terras transmontanas para esta cultura. Um projeto PRODER, liderado pela Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé e que tem como parceiros a AmêndoCoop, Instituto Politécnico de Bragança e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Recorde-se que o amendoal é uma das principais culturas de frutos secos cultivadas em Portugal e em Trás-os-Montes a cultura representa cerca 67% da área total nacional. Contudo, a produtividade é muito baixa, fruto da instalação deficiente de muitos amendoais tradicionais de sequeiro, em áreas pouco aptas, técnicas culturais pouco adequadas, ocorrência de geadas tardias que se traduzem numa grande irregularidade nas produções, com consequências

nefastas para a rentabilidade das explorações agrícolas e também ao nível das cooperativas do sector e de toda a atividade económica conexa, local e regional.

É para fazer face a estes condicionalismos que surge o projeto Amendoeira. Para tal vão ser instalados três campos experimentais (dois em alfandega da Fé e um em torre de Moncorvo). Aqui serão estudadas questões relacionadas com a rega, gestão dos solos e fertilização, variedades tradicionais e características organolépticas. Com este trabalho espera-se contribuir para apoiar e esclarecer agricultores e técnicos do sector, promovendo o aumento da produtividade e a qualidade da produção.

Foram estas e outras questões que estiveram em debate no Dia Aberto, com o tema “Amendoeira – Instalação da Cultura”, promovido em Alfândega da Fé no dia 16 de julho. A iniciativa juntou quase duas centenas de pessoas entre investigadores, agricultores e representantes do sector. Este foi o primeiro evento, de um conjunto de três, promovidos no âmbito do projeto amendoeira. Para além do seminário, onde foi apresentado o projeto e vários temas ligados à instalação da cultura, o dia aberto da amendoeira contou também com uma componente prática com a visita a um amendoal recentemente instalado no concelho de Alfândega da Fé. Neste local os participantes puderam observar no terreno algumas das questões abordadas durante o seminário, nomeadamente aspetos relacionados com a poda de formação.