Programa de atividade física para seniores do concelho conquista selo de qualidade

03 Set '21

Promover o envelhecimento ativo e saudável é o lema do programa de atividade física para seniores do concelho de Alfândega da Fé que recebeu o selo de qualidade ” no âmbito do programa Município Amigo do Desporto, do consórcio de entidades liderada pela plataforma Cidade Social.

O Município, em parceria com a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, a Associação Recreativa Alfandeguense, Juntas de Freguesia e diversas IPSS’s locais, está a implementar junto dos idosos do concelho um conjunto de atividades de estimulação física e cognitiva com o objetivo de promover o envelhecimento ativo, reduzir o isolamento social e melhorar a saúde e bem estar dos mais velhos.

Através da criação de sinergias com as diferentes entidades e técnicos locais são promovidas sessões de atividade física em todas as localidades do concelho, funcionado como motor para a melhoria da qualidade de vida dos frequentadores.

Nem mesmo a situação pandémica interrompeu estas sessões que se adaptaram ao meio virtual e deram forma ao caderno de atividades criativo “Da cabeça aos pés num tempo sem pés nem cabeça”. Um manual com exercícios físicos e de outras áreas de bem estar, distribuídos porta a porta aos idosos durante o período de confinamento.

Estas iniciativas foram reconhecidas com a atribuição do selo de qualidade que distingue as boas práticas nacionais no âmbito dos programas de atividade física sénior. A autarquia de Alfândega da Fé congratula-se com esta distinção e agradece a colaboração de todos os envolvidos na implementação deste programa junto dos seniores do concelho.