NORCHA® Terras de Trás-os-Montes – Festival de Turismo de Natureza

22 Set '21

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) promove a organização de um Festival de Turismo de Natureza, NORCHA® Terras de Trás-os-Montes (TTM), com vista a impulsionar e afirmar o território no panorama internacional como um destino de Natureza e Aventura, de eleição de topo.

O NORCHA® Terras de Trás-os-Montes é um evento multi-desportivo que se realiza de 23 a 26 de Setembro de 2021, e que pretende assinalar todo o esforço de Portugal em fazer parte do panorama global das mais belas provas de desafio extremo, representando as TTM a oferta garantida de uma experiência única e memorável aos participantes numa expedição pelo território que percorre os nove concelhos que constituem esta região.

Integrada no Circuito Europeu AR EuroSeries, esta prova de aventura contará com cerca de 20 países, compostas por equipas mistas. Estas pessoas propõem-se conhecer este território percorrendo uma distância aproximada de 500 km, no máximo de 4 dias non-stop, 96 horas a desafiar os limites.

A rota cruza a região das TTM e tem o seu início em Bragança, no dia 23 de Setembro (quinta-feira), pelas 9:15, na Praça Cavaleiro Ferreira, sendo o destino final apenas revelado no dia de arranque.

Os nove concelhos – Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso, Vinhais - acolhem Zonas de Transição (mudança de atividade), tal como, Pontos de Controlo identificados para visita durante a sua travessia. As equipas têm a liberdade - característica deste tipo de provas de superação humana-, de definir e encontrar qual a melhor via/trilho para atingir cada objetivo. A progressão das equipas pelo território será monitorizada através de um sistema de gps live tracking, permitindo o acompanhamento continuo bastando para este efeito ter o acesso a internet, por via de computador ou dispositivos móveis, proporcionando uma interatividade global.

Com a noite, fadiga acumulada, aclimatização, e dificuldades de navegação em território desconhecido, antevêem-se várias contrariedades... Mais do que vencer, o desafio consiste em concluir a rota! Descobrir as Terras de Trás-os-Montes.

Este projeto é cofinanciado pelo NORTE 2020 através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e surge na sequência da elaboração da Carta de Desporto de Natureza Intermunicipal, que identifica as principais potencialidades do território neste campo, e as modalidades a desenvolver como: caminhadas, BTT, desportos náuticos e radicais. Estas são modalidades que vão estar em destaque durante os quatro dias do Festival de Desporto de Natureza. Uma forma de impulsionar a sua prática, afirmando as potencialidades do território neste campo e contribuindo para dinamização do turismo de natureza e aventura nas Terras de Trás-os-Montes.

Consulte a prova em tempo real aqui.