Valter Hugo Mãe regressa a Alfândega da Fé para apresentar o seu novo livro

12 Out '21

No próximo dia 25 de outubro, Valter Hugo Mãe vai estar em Alfândega da Fé para apresentar o seu mais recente romance “As doenças do Brasil”, às 18 horas, na Galeria de Exposições da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues.

A data é coincidente com o encerramento da exposição do autor “ Um pouco antes da terra, muito antes da morte” patente nesse espaço desde 26 de agosto e que contou com a presença de Valter Hugo Mãe.

O premiado escritor e artista de vanguarda regressa a Alfândega da Fé para apresentar a sua mais recente obra literária, dando-se a feliz coincidência de se assinalarem os 50 anos de vida de Valter Hugo Mãe, com os 25 anos do seu premiado percurso literário.

A iniciativa vai ser moderada por Agostinho Santos, Diretor da Bienal Internacional de Arte de Gaia e diretor do projeto Onda Bienal onde se insere a exposição de Valter Hugo Mae patente na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. A Porto Editora, editora da obra, vai estar presente para venda de exemplares no dia.

É com um enorme gosto que o Município de Alfândega da Fé se associa a esta dupla celebração, que se faz também em duas doses, por assim dizer.

SINOPSE
A "fera branca" quase exterminou os povos originários do Brasil. Ao longo de séculos, os brancos mataram aqueles que não podiam escravizar. A dada altura, em fuga, muitos negros encontraram ao acaso os povos de peles vermelhas e tantas vezes o entendimento e a paz aconteceram.
Valter Hugo Mãe cria para a Literatura actual duas figuras inesquecíveis: Honra e Meio da Noite, rapazes peculiares que, ao abrigo das aldeias gentis dos abaeté, estabelecem uma cumplicidade para certa ideia de defesa.
Honra é fruto da violação de um branco a uma abaeté. Cresce claro, humilhado por uma pele que diz não ser cicatriz daquele golpe porque é ferida. É sempre ferida.
Esta é uma delicadíssima história de resistentes. Exuberante aventura das palavras e da imaginação em busca da hipótese da paz.

Sobre o autor
valter hugo mãe é o nome artístico do escritor Valter Hugo Lemos (Henrique de Carvalho, Angola, 25 de Setembro de 1971). Além de escritor é editor, artista plástico e cantor português .valter hugo mãe nasceu na cidade angolana outrora chamada Henrique de Carvalho, actual Saurimo.
Passou a infância em Paços de Ferreira e em 1980 mudou-se para Vila do Conde. Licenciou-se em Direito e fez uma pós-graduação em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea.
Em 1999 fundou com Jorge Reis-Sá a Quasi edições.
Em 2001, ainda na Quasi, co-dirige a revista Apeadeiro e em 2006 funda a editora Objecto Cardíaco.
Em 2007 recebeu o Prémio Literário José Saramago, durante a entrega do qual o próprio José Saramago considerou o romance o remorso de baltazar serapião um verdadeiro "tsunami literário".
Para além da escrita tem-se dedicado ao desenho, com uma primeira exposição individual inaugurada em Maio de 2007, no Porto, e à música, tendo-se estreado como voz do grupo O Governo em Janeiro de 2008, no Teatro do Campo Alegre, no Porto.
Biografia in Valter Hugo Mãe: https://www.fnac.pt/Valter-Hugo-Mae/ia90845/biografia

Prémios

Grande Prémio Portugal Telecom Melhor Livro do Ano | Prémio Portugal Telecom Melhor Romance do Ano | Pena de Camilo Castelo Branco | Prémio Literário José Saramago | Prémio Almeida Garrett