Programa psicoeducativo do GIAV

23 Nov '21

O GIAV – Gabinete de Inserção e Apoio à Vítima de Violência Doméstica, para além do atendimento a vítimas, é também responsável por promover, junto da comunidade, atividades de prevenção contra a violência. Hoje destacamos algumas dessas iniciativas implementadas na nossa comunidade.

Programa Psicoeducativo - "O Monstro das Cores"

O programa, composto por várias sessões, aborda temas associados à não-discriminação, igualdade de género e gestão de emoções, tendo como intuito promover o desenvolvimento de competências socioemocionais junto das crianças do pré-escolar e 1º ciclo.

Formação para Auxiliares - "Prevenção e Gestão de Conflitos no Contexto Escolar"

A ação permitiu sensibilizar os/as assistentes operacionais para os diferentes conflitos que existem no contexto escolar, tendo como objetivo capacita-los para a exploração de alternativas mais eficientes para a sua resolução.

Ação de Consciencialização - "Mobiliza-te Contra o Sexismo!"

A ação, integrada num Projeto Europeu, através dos materiais expostos no Cantinho da Igualdade, dinamizado na Biblioteca escolar, visava a consciencialização da comunidade escolar para o fenómeno do sexismo, as suas manifestações, consequências e passos a tomar para a sua eliminação.

Ação de Consciencialização - "A Capacidade Não Tem Sexo"
A ação visava a partilha do testemunho de profissionais cuja profissão é associada ao sexo oposto, com o objetivo de estimular a liberdade de escolha nas opções profissionais junto dos alunos/as do 9º e 12º anos de escolaridade.

Newsletter GIAV