Alfândega da Fé vai receber a primeira prova do Open Regional de XCM de Bragança

12 Jan '22

O BTT está a ganhar cada vez mais espaço na actividade desportiva em Alfândega da Fé. Nesta vila transmontana com características de excelência para a prática de modalidades desportivas ao ar livre, o BTT ganha cada vez mais adeptos locais e atrai encontros e competições de destaque. A comprová-lo está a realização de uma prova do Open Regional de XCM da Associação de Ciclismo de Bragança, sendo esta a primeira de nove provas pontuáveis para o mesmo, que vão decorrer no distrito.

O 1º XCM de Alfândega da Fé realiza-se no próximo dia 13 de fevereiro de 2022. Neste evento podem participar ciclistas de competição, com licença da Federação Portuguesa de Ciclismo ou da Real Federação Espanhola de Ciclismo e atletas de lazer, sem licença federativa. Podem alinhar jovens atletas a partir do escalão de cadetes, passando pelos juniores, sub 23/ Elites, Master 30, Master 40, Master 50 e Master 60 tanto masculino como feminino.

As provas de XCM (Cross Country Marathon) são uma versão longa da prova olímpica o XCO (Cross Country Olímpico) de BTT, disputando-se num percurso de 60 a 160 quilómetros. Uma característica especial desta prova é o facto de juntar amadores e profissionais no mesmo pelotão. Esta maratona de BTT é realizada numa região montanhosa e, no caso do 1º XCM de Alfândega da Fé, os betetistas vão percorrer trilhos na envolvente dos Lagos do Sabor e da Serra da Gouveia. O mesmo percurso experimentado no Passeio BTT da Cereja realizado em maio do ano passado durante a realização do Mercadinho Cereja&co em Alfândega da Fé.

Para Eduardo Tavares, Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, pretende-se que este seja um evento dinamizador, não só da prática de BTT no concelho e na região, mas também da própria dinâmica sócio-económica do território, servindo ainda como fator de divulgação do concelho.

A organização espera acolher cerca de 200 praticantes, dos quais uma franja considerável oriunda de Espanha, devido à proximidade geográfica com o território.
As inscrições já estão abertas em https://envolvsport.pt/event/xcm-alfandega-da-fe/