Lançado Concurso Público para a obra do Lagar D’el Rei

18 Fev '22

Foi lançando o concurso público para a empreitada de reconstrução e ampliação do Lagar D’el Rei.

A obra vai ser executada ao abrigo de uma candidatura aprovada no âmbito do programa operacional NORTE2020. O edifício será convertido num espaço museológico, possuindo, ao mesmo tempo, uma vertente ligada à promoção gastronómica do concelho e dos produtos locais.

Este imóvel situado no centro da vila e em visível estado de degradação, é de grande interesse patrimonial devido à sua história e localização. O edifício, que foi administrado pelos Marqueses de Távora, tinha, durante o Antigo Regime, a função de recolher toda a azeitona produzida nos olivais do concelho que fossem direito do Rei. No seu interior ainda se conservam os antigos engenhos de produção de azeite que agora farão parte do espólio museológico da autarquia.

O Lagar D’el Rei vai ser requalificado e convertido num espaço museológico, que preservará a memória histórica do edifício,