Recolha Seletiva no concelho de Alfândega da Fé

07 Mar '22

Em 2018 o Município de Alfândega da Fé, juntamente com a Resíduos do Nordeste, implementou um projeto para a recolha seletiva multimaterial (papel e cartão, plástico, metal, vidro, óleo alimentar e pilhas) no comércio e instituições locais. Este serviço é gratuito, efetuado porta a porta, e pretende contribuir para um sistema mais amigo do ambiente é que coloca o desenvolvimento sustentável na ordem do dia.

De 2016 a 2021 a recolha seletiva, no concelho de Alfândega da Fé, teve um aumento significativo de quase para o dobro. Enquanto que a média nacional de recolha seletiva se situa nos 5%, em 2021 Alfandega da Fé tem uma média de 7,96%, tendo em conta os últimos dois anos atípicos.

Segundo dados fornecidos pela Resíduos do Nordeste, que se pode verificar nos gráficos representados abaixo, em Alfândega da Fé o material mais enviado para a recolha seletiva é o papel e o cartão, seguido do vidro e em terceiro lugar as embalagens.

Quem pretenda solicitar este serviço, pode contactar o Município de Alfândega da Fé ou o Ecocentro Municipal. A recolha é feita uma vez por semana por um funcionário da empresa Resíduos do Nordeste, sendo agendada previamente após o pedido do serviço.

O Ecocentro Municipal funciona à segunda feira e ao sábado das 09h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00, e de terça a sexta feira das 09h00 às 19h30.

gráfico1

gráfico2