Câmara Municipal presta apoio ao consumidor e ajuda na adesão a programas nacionais

08 Abr '22

Para ajudar os munícipes a resolverem situações do quotidiano que exigem alguma complexidade técnica, o Município tem ao dispor um gabinete de apoio ao consumidor, no âmbito da equipa +ECONOMIA. Questões relacionadas com conflitos de consumo, situação de sobre-endividamento, adesão a programas nacionais de apoio e preenchimento de formulários podem ser tratadas junto das equipas técnicas da autarquia.

Relembramos aqui alguns dos programas em vigor, estando ao dispor para apoiar noutras questões relacionadas:

Programa Vale Eficiência

Enquadra-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, do Fundo Ambiental e engloba um conjunto de medidas que visam combater a pobreza energética, possibilitando o aumento do desempenho energético e ambiental dos mesmos, do conforto térmico e das condições de habitabilidade, saúde e bem-estar das famílias, contribuindo para a redução da fatura energética e da pegada ecológica.
Este programa consiste na atribuição de um vale no valor de 1300€ + IVA, a famílias beneficiárias da tarifa social.
O gabinete +ECONOMIA inseriu, até ao momento, 32 candidaturas na plataforma Fundo Ambiental, apoiando os beneficiários na elaboração das mesmas.
As decisões começaram a ser comunicadas no mês de Março e verificou-se uma taxa de aprovação de 40%.

AUTO-VOUCHER

O Gabinete +ECONOMIA, informa e apoia os munícipes na adesão ao apoio financeiro Auto-voucher.

ATENDIMENTO DECO

Mensalmente uma equipa da DECO desloca-se a Alfândega da Fé para prestar o seguinte serviço:
- Esclarecimento de dúvidas sobre os direitos do consumidor
- Apoiar na apresentação de uma reclamação
- Aconselhamento financeiro
- Apoio na renegociação dos seus créditos

Contactos:
279 463 476 ou marisa.rodrigues@cm-alfandegadafe.pt