Lançamento do programa de apoio à esterilização de animais de companhia 2022

11 Mai '22

Os Municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor, através da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, entidade gestora do Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Animais de Companhia “Cantinho Animal”, promovem um programa de apoio à esterilização de cães e gatos de companhia, entre maio e novembro de 2022, no âmbito de um protocolo de colaboração com os Centros de Atendimento Médico-Veterinários localizados nos seus concelhos, num esforço conjunto visando responder à problemática dos animais errantes, através da esterilização como medida de maior eficácia no controlo da sua sobrepopulação.

Para quem?
O programa é aplicável a animais de companhia, cães e gatos, cujos proprietários residam num dos cinco concelhos da Terra Quente Transmontana: Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela ou Vila Flor.

O que é?
Esterilização comparticipada de animais de companhia, com o seguinte desconto sobre o ato cirúrgico:
cadela - 55 EUR
gata - 35 EUR
cão - 30 EUR
gato - 15 EUR

Esterilização gratuita de animais de companhia de munícipes comprovadamente carenciados, até 2 animais por agregado familiar:
- Beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI)
- Beneficiários do apoio social extraordinário para desempregados de longa duração
- Beneficiários do complemento solidário de idosos (CSI)
- Rendimento per capita igual ou inferior ao índice de apoios sociais (IAS)

Onde se candidatar?
Para obter o desconto sobre o preço da esterilização, deverá dirigir-se a um Centro de Atendimento Médico-Veterinário aderente com os seguintes documentos: identificação do proprietário do animal, comprovativo de residência num dos concelhos da Terra Quente Transmontana, Documento de Identificação de Animal de Companhia e agendar a esterilização.

Caso pertença a um agregado familiar com carências económicas, deverá dirigir-se aos Serviços de Ação Social do seu Município com os seguintes documentos: identificação do proprietário do animal, documentos comprovativos do apoio económico do qual é beneficiário ou comprovativo dos rendimentos, atestado de composição do agregado familiar da Junta de Freguesia da área de residência e Documento de Identificação de Animal de Companhia e efetuar a candidatura através do preenchimento do formulário respetivo. Com o deferimento da candidatura, será emitida uma credencial para agendar a esterilização num Centro de Atendimento Médico-Veterinário aderente.

Quando?
De maio a novembro de 2022.
Para qualquer esclarecimento, contactar a AMTQT com o Tel.:278201430 ou os Serviços de Ação Social do seu Município
USUFRUA DO APOIO À ESTERILIZAÇÃO DO SEU CÃO OU GATO DE COMPANHIA

O programa de apoio à esterilização estimula esta intervenção, com base nos seguintes benefícios sociais e de bem-estar animal:
1. Diminui o número de ninhadas indesejadas combatendo assim o abandono e sobrepopulação
2. Diminui a probabilidade de desenvolvimento de infeções urinárias e uterinas, e de cancro uterino, mamário, testicular e prostático
3. Evita comportamentos sexuais indesejados, fugas, marcação territorial e stresse sexual
4. Contribui para reduzir a agressividade
5. Os animais vivem mais tempo e são mais saudáveis