Reunião preparatória para início da obra de requalificação do Lagar D'el Rei

15 Jul '22

Um investimento de mais de um milhão de euros, co financiados pelo PROVERE/Norte 2020, que vai permitir a criação de um espaço dedicado à promoção gastronómica e turística do concelho, preservando a memória histórica do edifício.

Este imóvel situado no centro da vila e em visível estado de degradação, é de grande interesse patrimonial devido à sua história e localização. O edifício, que foi administrado pelos Marqueses de Távora, tinha, durante o Antigo Regime, a função de recolher toda a azeitona produzida nos olivais do concelho que fossem direito do Rei. No seu interior ainda se conservam os antigos engenhos de produção de azeite que agora farão parte do espólio museológico da autarquia.

Prevê-se que a intervenção arranque em breve.