Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube 

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Mayors Adapt | Alfândega reforça compromissos ambientais

Mayors 1 1024 2500
15 Out '15

A presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, esteve em representação do Município na Assembleia do Pacto dos Autarcas e “ Mayors Adapt “que teve lugar no Parlamento Europeu, em Bruxelas, no dia 15 de outubro. Com esta participação Alfândega da Fé reforça os seus compromissos ambientais, firmando a vontade de contribuir para um desenvolvimento ambiental sustentável. 
Recorde-se que Alfândega da Fé estava entre as localidades europeias que em 2014 aderiram ao “Mayors Adapt”, assumindo uma estratégia de adaptação às alterações climáticas. Um compromisso em adotar medidas que permitam a adaptação aos impactos inevitáveis das alterações climáticas. O “Mayors Adapt” é um programa comunitário que visa aumentar o apoio às instituições locais, criando uma a plataforma que permita um trabalho em rede, contribuindo para a sensibilização e consciencialização da população sobre a temática. 

Esta iniciativa nasce no âmbito do “Pacto dos Autarcas”, um programa que faz do poder local um aliado para o cumprimento de metas ambientais. 

No encontro no Parlamento europeu, que reuniu centenas de responsáveis autárquicos de toda a europa, assistiu-se ao lançamento das novas metas do pacto dos autarcas para 2030. Este novo pacto aponta para a redução das emissões de CO2 em 40% até 2030 e apresenta também como novidade a integração do” Mayors Adapt”. Em paralelo com as medidas para atenuar as alterações climáticas, as cidades respondem também com a adaptação às alterações climáticas e mitigação dos seus efeitos. Alfândega da Fé junta-se a este movimento na procura de um desenvolvimento harmonioso e sustentável. Daí que para além da definição das estratégias de adaptação às alterações climáticas, o município está também a ultimar um plano de ação onde constam medidas de mitagação das alterações climáticas. 

Esta estratégia encontra complementaridade noutras medidas que a Câmara Municipal está a desenvolver. É o caso da candidatura ao programa City Twinning. Trata-se de um programa que possibilita o intercâmbio entre cidades de modo a aumentar os seus conhecimentos relativamente à adaptação à mudança climática.
O objetivo deste programa é ligar 10 cidades que se apresentem ainda no inicio dos seus trabalho de adptação a 10 cidades mentoras que já desenvolveram estratégias bem-sucedidas, assim como, promover a criação a longo prazo de conexões entre cidades europeias que enfrentam riscos climáticos comparáveis ou abordagens de execução semelhantes .

 

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaAlfandega_da_Fe_Vila_educadora_PT-01_1Logo_PDAM_ano2019-05_(1)Desperdício   EIC_-_ISO_9001_-_Qualidade_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_ISO_14001_-_Ambiente_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_OHSAS_18001_NP_4397_-_Segurança_e_Saúde_do_Trabalho_Entidade_Certificada_IPAC     logo2020_GG_ELOGE Selo_Qualidade_Sénior_FINAL_page-0001