Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé

13 Set '22

Alfandeguenses,

Esta época do ano é marcada pelo regresso às aulas. É com grande satisfação que, neste novo ano letivo, retomamos as atividades curriculares e extracurriculares sem restrições, desejando que esta nova jornada seja de sucesso para toda a nossa comunidade escolar.

A Educação, a Ação Social, as Obras e os Investimentos são temas de destaque durante os próximos meses, como poderão constatar, mas importa aqui referir um assunto, que nos tem preocupado e sobre o qual temos vindo a tomar medidas de carácter imperioso: a escassez de água!

Seria expectável que, por esta altura, as condições climatéricas fossem mais favoráveis. Infelizmente, as previsões do IPMA apontam para que o tempo se mantenha quente e seco, sem previsão de chuva significativa para os próximos dois meses. Esta situação é muito preocupante!

O Município, desde cedo, adotou um plano de contingência no sentido de reduzir os consumos de água e encetou contactos com as Águas do Norte, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e associações de regantes do nosso concelho, no sentido de encontrar soluções para mitigar os efeitos da seca, priorizando o abastecimento de água às populações e garantindo, ao mesmo tempo, o abastecimento necessário aos agricultores.

Neste momento, a utilização da água da barragem da Esteveínha para consumo humano já está a ser preparada e também a ETA da barragem da Camba já está a funcionar para esse fim, aliviando assim a captação na barragem de Sambade, que se encontra em níveis muito reduzidos. Através do protocolo para medidas de combate à seca, promovido pela APA, vamos avançar com melhorias nas captações de água nas aldeias de Covelas, Vila Nova e Soeima, três das localidades mais afetadas pela falta de água. Sendo que, nesta última, foi necessário abrir um novo furo artesiano para abastecer a aldeia.

Mas a nossa visão vai muito além destas medidas a curto prazo. Pretendemos evitar que, no futuro, as consequências da seca se façam sentir de forma mais devastadora, comprometendo o abastecimento doméstico e o regadio. Por esse motivo, estamos a reivindicar junto da tutela e demais entidades competentes, projetos e obras estruturantes para tornar as nossas albufeiras mais resilientes, os sistemas de captação e abastecimento mais eficientes e para que se incluam no Plano de Recuperação e Resiliência, no Portugal 2030, no Plano Estratégico Nacional para o Regadio e no Fundo Ambiental novos investimentos no concelho.

Até lá, é fundamental que haja uma consciencialização geral da população acerca da necessidade de reduzir os consumos de água, evitando gastos supérfluos e adotando estratégias de poupança de água.
Contamos com a compreensão e ação de todos os Alfandeguenses.

Eduardo Tavares
Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé