Alfândega da Fé assinala Mês da Alfabetização e das Literacias com ação de sensibilização para pais e encarregados de educação do concelho

22 Set '22

“Faça parte do Sucesso do seu educando” é o nome da ação de sensibilização que o Município de Alfândega da Fé vai realizar, em colaboração com a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, para assinalar o Mês da Alfabetização e das Literacias, no próximo dia 29 de setembro. A iniciativa pretende capacitar e envolver os pais e encarregados de educação do concelho nas atividades educativas e escolares dos alunos, contribuindo assim para aumentar os níveis de sucesso escolar.

Esta iniciativa será realizada em formato misto, presencialmente às 21h00 na Biblioteca Municipal e online através da plataforma Webex. A participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória aqui: https://rebrand.ly/Inscrição_Literacia

No âmbito do Mês da Alfabetização e das Literacias, a autarquia vai também realizar a Hora do Conto junto dos alunos do pré escolar e do 2º e 3º anos. Uma forma de promover hábitos de leitura junto dos mais jovens.

Para Maria Manuel Silva, Vice Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, responsável pelo pelouro da Educação, “a realização destas iniciativas é um complemento às políticas de Educação que a autarquia está a implementar. Pretendemos formar cidadãos, diversificando conteúdos e atividades de forma a que as nossas crianças possam adquirir competências e conhecimentos relevantes e que contribuam para o seu sucesso escolar. O envolvimento dos pais é fundamental nesse aspeto, motivo pelo qual optamos por, no âmbito do Mês da Alfabetização e das Literacias, facultar-lhes também ferramentas para esse efeito.”

A Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos – APEFA, em parceria com a Associação Nacional de Municípios Portugueses e com o Alto Patrocínio da Presidência da República, dinamiza a Iniciativa Nacional de Educação e Formação de Adultos - Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias (SMAL). De enquadramento nacional, mas de contexto e impacto locais, as ações e iniciativas são sinalizadas pelos diversos promotores de todo o país, que permitem, assim, mapear territórios e o Mapa digital de Portugal SMAL.

O dia 8 de setembro foi instituído pela UNESCO como o Dia Internacional da Literacia, estando o combate ao analfabetismo e à iliteracia dos adultos estão inscritos no 4.º Objetivo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Alfândega da Fé assinala a efeméride com duas atividades distintas, reforçando assim o seu estatuo de Cidade Educadora.