Alfândega da Fé com destaque na transparência municipal

29 Set '22

O Município de Alfândega da Fé foi novamente reconhecido como uma das autarquias com melhor desempenho no índice de transparência municipal, numa cerimónia que decorreu no passado dia 26 de setembro em Braga.

A avaliação feita pela DYNTRA (Dynamic Transparency Index), após um processo voluntário e colaborativo, colocou Alfândega da Fé no ranking das três melhores Câmaras Municipais do país, com menos de 20 mil habitantes, ao nível da transparência.

A DYNTRA é uma plataforma colaborativa que visa medir a informação pública de governos, autoridades públicas, partidos políticos, representantes eleitos e os vários stakeholders, de forma dinâmica, eficiente, transparente, aberta e colaborativa. Os cidadãos podem participar neste processo que afere 139 indicadores das diversas áreas de atuação das Câmaras Municipais.

Eduardo Tavares, Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, refere que “Estamos perante um bom desempenho da autarquia ao nível da transparência municipal, mas pretendemos continuar a melhorar. Este novo índice, da plataforma DYNTRA, que reúne diversos indicadores, lança-nos um novo e constante desafio, já que se trata de um índice dinâmico e no qual qualquer cidadão poderá dar o seu contributo, ao longo do tempo”.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Alfândega da Fé tem sido, nos últimos anos, líder na área da transparência a nível nacional, de acordo com as avaliações feitas pela TIAC-Associação Transparência e Integridade entre 2013 e 2018.