Diretor Geral da DGADR esteve em Alfândega da Fé para ouvir agricultores e conhecer projetos para o território

10 Out '22

O Diretor Geral da DGADR ( Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural) esteve hoje, 7 de outubro, em Alfândega da Fé para uma reunião de trabalho com as associações de beneficiários e regantes e com o executivo municipal.

Neste encontro foi feito um ponto de situação dos projetos e investimentos em curso.
A barragem de Gebelim foi um dos principais temas abordados e sobre o qual foram apresentados, ao Diretor Geral, os anseios dos agricultores face a este investimento e alguns dos constrangimentos sentidos na sua execução.

Também foram colocados em cima da mesa os planos para o regadio do Vale da Vilariça e para o reforço da bacia hidrográfica da barragem de Sambade.

A visita incluiu uma passagem pela barragem da Esteveinha e pela Camba, onde, nesta última, está a ser implementado o sistema de telegestão do regadio, que permite aumentar a eficiência do sistema de rega. Um desejo dos agricultores desta área que se está a tornar realidade.

Rogério Ferreira, Diretor Geral da DGADR destacou a importância de estar no terreno, de conhecer a realidade e de ouvir os agricultores. Reforçou a disponibilidade da Direcção Geral para apoiar as associações locais e os municípios na execução dos projetos de regadio, cuja importância é cada vez maior num território muito fustigado pela seca.

Para Eduardo Tavares, Presidente da Câmara Municipalde Alfândega da Fé, "esta poderá ser a primeira de muitas visitas do Diretor Geral da DGADR ao território, uma vez que Alfândega da Fé pretende duplicar a área de regadio do concelho, passando dos atuais 1000 hectares para 2000, aumentando também a resiliência hidrográfica do concelho face a graves períodos de seca, como o que atualmente atravessamos".

O Diretor Geral da DGADR visitou ainda o concelho vizinho de Vila Flor, com o qual a autarquia alfandeguense tem dois projetos em parceria para o regadio da Vilariça.