Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube 

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Cancro do Castanheiro | Cooperativa lança projeto para combater doença no concelho

Unnamed 1 1024 2500
01 Dez '15

A Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé, em colaboração com o Município, juntas de freguesia de Sambade, Pombal/Vales e Gebelim/Soeima e em articulação com o IPB (Instituto Politécnico de Bragança) está a desenvolver um trabalho de levantamento e sinalização das áreas do concelho mais afetadas pelo cancro do castanheiro. Para tal realiza, nas principais freguesias produtoras de castanha, sessões com produtores. As ações decorrem em Vales, Sambade, Gebelim e Soeima. O objetivo é definir, com os intervenientes de cada freguesia, uma área onde existam castanheiros infetados, de modo a que possam ser identificados os fungos e as estirpes que afetam mais a Zona de Alfândega da Fé. Este é o primeiro passo de um projeto mais amplo que conduzirá à classificação da Cooperativa Agrícola como uma OCT (Organização de Tratamento do Castanheiro), para o tratamento biológico da doença do Cancro do Castanheiro.
Uma forma de contribuir para a proteção de uma cultura que tem vindo a ganhar cada vez mais importância económica para o concelho. Sendo assim, nesta primeira fase é necessário identificar as áreas para posteriormente proceder à recolha e análise. Um trabalho de investigação que vai ser conduzido pelo IPB. Com este trabalho pretende-se que o IPB produza o medicamento (DICTIS) mais apropriado para combater o fungo que ataca os Soutos do concelho de Alfândega da Fé. Uma cooperação entre instituições que visa apoiar agricultores e proteger uma cultura que se assume como uma importante fonte de rendimento para muitas pessoas do concelho e consequentemente é geradora de riqueza e dinamismo económico.

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaAlfandega_da_Fe_Vila_educadora_PT-01_1Logo_PDAM_ano2019-05_(1)Desperdício   EIC_-_ISO_9001_-_Qualidade_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_ISO_14001_-_Ambiente_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_OHSAS_18001_NP_4397_-_Segurança_e_Saúde_do_Trabalho_Entidade_Certificada_IPAC     logo2020_GG_ELOGE Selo_Qualidade_Sénior_FINAL_page-0001