Cancro do Castanheiro | Cooperativa lança projeto para combater doença no concelho

01 Dez '15

A Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé, em colaboração com o Município, juntas de freguesia de Sambade, Pombal/Vales e Gebelim/Soeima e em articulação com o IPB (Instituto Politécnico de Bragança) está a desenvolver um trabalho de levantamento e sinalização das áreas do concelho mais afetadas pelo cancro do castanheiro. Para tal realiza, nas principais freguesias produtoras de castanha, sessões com produtores. As ações decorrem em Vales, Sambade, Gebelim e Soeima. O objetivo é definir, com os intervenientes de cada freguesia, uma área onde existam castanheiros infetados, de modo a que possam ser identificados os fungos e as estirpes que afetam mais a Zona de Alfândega da Fé. Este é o primeiro passo de um projeto mais amplo que conduzirá à classificação da Cooperativa Agrícola como uma OCT (Organização de Tratamento do Castanheiro), para o tratamento biológico da doença do Cancro do Castanheiro.
Uma forma de contribuir para a proteção de uma cultura que tem vindo a ganhar cada vez mais importância económica para o concelho. Sendo assim, nesta primeira fase é necessário identificar as áreas para posteriormente proceder à recolha e análise. Um trabalho de investigação que vai ser conduzido pelo IPB. Com este trabalho pretende-se que o IPB produza o medicamento (DICTIS) mais apropriado para combater o fungo que ataca os Soutos do concelho de Alfândega da Fé. Uma cooperação entre instituições que visa apoiar agricultores e proteger uma cultura que se assume como uma importante fonte de rendimento para muitas pessoas do concelho e consequentemente é geradora de riqueza e dinamismo económico.