Município de Alfândega da Fé assina Protocolo com a APA para reforçar as medidas de mitigação da seca

09 Dez '22

O Município de Alfândega da Fé assinou hoje, 9 de dezembro, nos Paços do Concelho, um Protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a concretização de medidas para a diminuição do impacto da escassez de água no concelho de Alfândega da Fé. Este concelho foi um dos mais fustigados pela seca e continua a ser afetado pela persistente falta de água, em especial na Barragem de Sambade que abastece grande parte do concelho, e algumas localidades de concelhos limítrofes, e mantem níveis de água muito baixos.

Através deste Protocolo celebrado com a APA, a autarquia vai poder dotar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé com um camião cisterna, para fazer face a situações de necessidade de abastecimento de água às populações por esta via, como aliás aconteceu este ano na aldeia de Soeima. Este Protocolo prevê ainda o financiamento dos kits redutores de caudal, para instalação nos domicílios dos alfandeguenses, e melhorias nas infraestruturas de reserva e tratamento de água existentes no concelho, de forma a aumentar a sua resiliência face a períodos de seca.

Para Eduardo Tavares, Presidente da Câmara Municipal, “O Município de Alfândega da Fé está empenhado em reforçar e muscular as medidas de mitigação e combate à seca e ao desperdício de água e, nesse sentido, estamos a trabalhar junto das várias entidades competentes, como a APA, para melhorar a nossa resiliência, impulsionar comportamentos individuais e coletivos mais responsáveis no uso da água e reduzir consumos, apelando ainda para a concretização de projetos estruturantes nesta área, como é o caso do reforço da bacia hidrográfica da barragem de Sambade.” Eduardo Tavares acrescenta ainda que “A APA tem sido bastante pró ativa neste processo e tem tido um papel decisivo, sendo de destacar o trabalho de toda a sua equipa, na pessoa do seu Vice - Presidente, Eng.º. Pimenta Machado, que permitiu mitigar alguns dos efeitos deste grave período de seca e aumentar a nossa resiliência no futuro.”

O ato de assinatura do Protocolo contou com a presença do Vice -Presidnete da APA, Eng. Pimenta Machado.