1º Direito | Assinado primeiro contrato para reabilitação de uma habitação no concelho

17 Jan '23

No passado dia 9 de janeiro foi assinado o primeiro contrato de comparticipação destinado à reabilitação de uma habitação no concelho de Alfândega da Fé, ao abrigo do programa 1º Direito. Desta forma, o beneficiário abrangido pelo programa vai poder dar início às obras de reabilitação da sua casa, com o apoio direto do IHRU-Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana e, desta forma, dotar a sua habitação de melhores condições de habitabilidade.

Este contrato decorre das candidaturas submetidas ao programa 1º Direito que, até à data, já são 24, 15 das quais aprovadas e 9 em fase de análise. As situações de carência habitacional existentes no concelho foram sinalizadas na Estratégia Local de Habitação, que identificou 128 famílias em situação de vulnerabilidade habitacional e com critérios de elegibilidade no âmbito deste programa.

Recorde-se que o “1º Direito” é um programa nacional de apoio ao acesso à habitação, coordenado pelo IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, que pretende criar condições para proporcionar o acesso a uma habitação digna a pessoas que vivem em situações habitacionais degradadas e que não dispõem de capacidade financeira para melhorar a sua situação.

Com a assinatura do primeiro contrato do 1º Direito é dado seguimento à Estratégia Local de Habitação.