Desfile Solidário de Natal

17 Dez '15

Alfândega da Fé recebeu o primeiro desfile Solidário de Natal. Uma iniciativa que visa apelar ao espírito solidário dos Alfandeguenses convidando-os a partilhar bens alimentares com quem mais precisa. Em troca os participantes recebam um gorro de Pai Natal. Este adereço serviu para abrilhantar o desfile que contou também com Pais Natais em miniatura. É que as crianças do ensino pré-primário e do primeiro ciclo também participaram na iniciativa. São Pais Natais solidários, a ação reuniu mais de 400. Os bens alimentares angariados foram  distribuídos pelas famílias carenciadas do concelho. Uma missão qa cargo da Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé. Ao todo estes Pais Natais conseguiram rechear doze cabazes de Natal.

Uma forma de fomentar o espírito solidário e de partilha característico deste época festiva, ao mesmo tempo que mostram as razões para acreditar no Pai Natal.

Este desfile surge integrado numa iniciativa mais vasta, intitulada Aldeia Natal. O Jardim Municipal de Alfândega da Fé é o polo central desta iniciativa. Uma "aldeia" que tem vindo a ser construída com a colaboração de instituições e população local numa verdadeira partilha dos valores comunitários. Entre os diversos eventos da agenda preparada para a época natalícia destaca-se a exposição de presépios das instituições locais, de árvores de natal das juntas de freguesia e de pais natal da escola. Esta exposição resulta da máxima do projeto de envolver em rede as diversas entidades locais em prol do bem social.
A iniciativa é promovida pelo projeto Alfândega em Rede, inserido no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 3ª geração. Este projeto foi aprovado recentemente e resulta de uma parceria da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé com a Leque e a Santa Casa da Misericórdia, com o apoio do Município. A Aldeia Natal marca o arranque do projeto Alfândega em Rede (CLDS 3G).