II Tertúlias de arqueologia| À mesa com o Património

Tertulias 1 1024 2500
02 Fev '15

O património arqueológico de Alfândega da Fé esteve em destaque nas II Tertúlias de Arqueologia. A iniciativa teve lugar a 27 de janeiro na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. Integrada num ciclo de encontros dedicados ao património este evento trouxe a debate o património arqueológico no primeiro PDM de Alfândega da Fé e as primeiras comunidades humanas em Alfândega da Fé. Intervenções a cargo do Professor Francisco José Lopes e do Arqueólogo Fernando Vaz, respetivamente.
Esta foi a forma encontrada pela autarquia de promover o debate e a reflexão sobre questões relevantes do ponto de vista cultural, ao mesmo tempo que dá a conhecer o património concelhio. Estas Tertúlias assumem, assim, uma função pedagógica promovendo o conhecimento da história do território e simultaneamente provocando a reflexão sobre a necessidade de o preservar e valorizar. Foi isso que aconteceu na noite de 27 de janeiro, num ambiente informal, a conversa fez-se acompanhar da degustação das iguarias locais.
As próximas Tertúlias vão ter lugar no mês de março. Estas iniciativas são também entendidas como uma forma de potenciar o turismo cultural através da divulgação e valorização do património existente no concelho.