Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos facebook_icon play_icon instagram_icon

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Aproveitamento Hidroagrícola de Vilar Chão\Parada | Dado o primeiro passo

19 Abr '15

No passado dia 17 de Abril de 2015, foi formalmente constituída a Junta de Agricultores do Planalto de Vilar Chão/Parada, numa cerimónia promovida pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. A sessão, que contou com a presença do Srº Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Drº Manuel Cardoso, e da Srª Presidente do Município de Alfândega da Fé, Drª Berta Nunes, é entendida como um passo essencial para a concretização do Aproveitamento Hidroagrícola do planalto de Vilar Chão\Parada.


Trata-se de um investimento reclamado pelos locais há mais de 50 anos e a constituição da Junta de Agricultores, vai ao encontro desta ambição e é elemento essencial para realização da candidatura ao PDR 2020, que vai permitir o financiamento desta obra. Este será o passo seguinte, ou seja, candidatar a rede de rega para regadio do Planalto de Vilar Chão/Parada a fundos comunitários, enquadrando-a na medida “desenvolvimento do regadio sustentável”. Um processo que vai ser acompanhado pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e Município de Alfândega da Fé.


Para o efeito, foi mandado elaborar, pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé, um Estudo Prévio, que já se encontra concluído e já foi apresentado aos agricultores e às entidades da tutela (DRAPN e DGADR) para emissão de parecer. Este Estudo Prévio, prevê para além da construção de uma nova barragem na zona da Serra de Bornes, junto à Camba, a reabilitação das condutas adutoras e a modernização da rega do perímetro da barragem da Camba. Será assim um investimento que visa aproveitar infra-estruturas existentes, melhorar a sua eficiência e aumentar significativamente a sustentabilidade do regadio da Camba. De realçar ainda que serão adotadas medidas de telegestão e colocação de contadores de água.


Deste investimento poderá nascer um futuro perímetro de rega com cerca de 800 ha (Camba e Vilar Chão\Parada). Este investimento vai beneficiar na sua grande maioria áreas de culturas permanentes, com especial incidência para o olival, amendoal e fruticultura, esperando-se um forte impacto económico na região e nas produções desta importante área do concelho de Alfândega da Fé.

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureMunicipio_de_Excelência-1Alfandega_da_Fe_Vila_educadora_PT-01_1Desperdíciologo2020_GG_ELOGESelo_Qualidade_Sénior_FINAL_page-0001Logo_PDAM_ano2019-05_(1)OPP_SeloComunidadesProEnvelhecimento_RGB_coreslogo_rede