Workshop 'À procura do seu palhaço interior'

13 Abr '15

Em Alfândega da Fé houve quem andasse à procura do seu palhaço interior. Este foi o tema de um Workshop que decorreu nas instalações da escola EB2,3/S. A iniciativa, desenvolvida no âmbito do projeto Hub Social de Trás-os-Montes, pretendeu contribuir para a formação e desenvolvimento de espírito e coesão do grupo, incentivando a interação e a comunicação.
Os participantes foram desafiados a libertar a criatividade e a imaginação através de jogos divertidos, substituindo a sua própria máscara pelo nariz vermelho de palhaço.
Esta formação esteve a cargo de Mark Mekelburg um dos fundadores da Operação Nariz Vermelho e diretor artístico do projeto, além de ser o “Dr. P.P.P. Pipoca” nos hospitais.
Essencialmente dirigido a técnicos municipais, professores e pessoas que trabalham diretamente na área social, o workshop pretendeu oferecer ferramentas que incentivam o trabalho em equipa, a criatividade e inteligência emocional. No fundo trata-se de aplicar no dia-a-dia, na vida pessoal e profissional, a receita dos Doutores Palhaços.
“O trabalho dos Doutores Palhaços nos hospitais com as crianças, os seus familiares e os profissionais de saúde demonstra como é possível usar estas ferramentas no dia-a-dia para construir uma ponte com os outros e criar um ambiente mais favorável para o bem-estar de todos.”
Uma nova abordagem que através do humor coloca os participantes a serem eles mesmos, expondo falhas e fraquezas, contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento, melhorando o desempenho e permitindo olhar as relações profissionais e interpessoais noutra perspetiva.