Encontro de Primavera

30 Abr '15

Promover o conhecimento, potenciar os recursos e recolher contributos para dinamizar o setor micológico e o turismo a ele associado. Estes foram os principais objetivos do Encontro de Primavera dedicado ao Tema “Micoturismo em Alfândega da Fé, uma estratégia de futuro”. A iniciativa reuniu cerca de duas dezenas de participantes e um painel de oradores diretamente relacionados com o setor.
A ideia é começar a lançar as bases para que o Micoturismo se possa afirmar como uma estratégia de futuro para o desenvolvimento sustentável do concelho.
O que é facto é que o termo “Micoturismo” é muito recente e tem surgido não como segmento turístico isolado, mas como parte integrante de planos de gestão sustentável de recurso micológico (cogumelos silvestres). Em Portugal este sector ainda tem pouca expressão e reflete a falta de conhecimento que existe à volta das questões dos cogumelos silvestres.
Daí a importância deste Encontro de Primavera, enquanto promotor do debate e conhecimento à volta do tema. Em Alfândega da Fé até já há quem faça deste recurso forma de negócio. Trata-se da recém- criada empresa ambifungi, um projeto de jovens empreendedores dedicados ao comércio de cogumelos (silvestres e de cultura) frescos e de conserva mas que também presta serviços de formação, consultoria e animação turística neste campo.
A organização deste encontro resultou de uma parceria entre esta empresa e a Câmara Municipal. Para além da conferência, o Encontro de Primavera incluiu um almoço micológico e uma espécie de “caça ao tesouro”. É que do programa faz também parte uma saída de campo, cujo principal objetivo foi encontrar e identificar os cogumelos de primavera.