Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube 

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Compostagem | Câmara promove ação de formação

Forma  o compostagem 1 1024 2500
03 Mar '15

No âmbito do projeto Hortas Biológicas, que a autarquia está a desenvolver como forma de promoção da agricultura biológica, permitindo à população produzir o que consome e contribuído para o desenvolvimento da consciência Ecológica, decorreu uma ação de formação sobre compostagem, destinada, essencialmente aos beneficiários deste projeto. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, em parceria com a empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste, pretendeu sensibilizar os participantes para as vantagens deste processo e, simultaneamente, explicar os métodos e normas a ter em conta na produção deste fertilizante natural. A compostagem é um processo de reciclagem da matéria orgânica e uma forma de diminuir a acumulação de resíduos em aterro, dando um destino útil aos resíduos orgânicos e contribuindo, assim, para a proteção do meio ambiente. Um método utilizado em substituição dos fertilizantes químicos, que dá origem a produtos mais benéficos para a saúde ao mesmo tempo que se contribui para a diminuição dos impactos ambientais.
Numa altura em que o município está a disponibilizar mais terrenos para os alfandeguenses cultivarem, com o arranque da 2ª fase do projeto Hortas Biológicas, a Câmara Municipal pretendeu reciclar os conhecimentos que os atuais beneficiários deste espaço já tinham adquirido e formar os novos aderentes. Este é também um dos objetivos do projeto Hortas Biológicas, ou seja, a sensibilização e formação dos aderentes para práticas eco-sustentáveis.
Recorde-se que o projeto Hortas Biológicas teve início no ano de 2011 com o município a disponibilizar 24 talhões num terreno municipal situado nas imediações da Escola EB1 de Alfândega da Fé. O interesse levou a autarquia a pensar no alargamento e a disponibilizar, agora, mais 15 talhões. Esta nova área está situada no Bairro Trás do Castelo, até ao momento já foram entregues 6 lotes. Todos os interessados podem obter mais informações junto dos serviços da área do Ambiente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé.
Recorde-se que no primeiro terreno a Câmara, em parceria com a empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste já tinha instalado 10 compostores.

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaAlfandega_da_Fe_Vila_educadora_PT-01_1Logo_PDAM_ano2019-05_(1)Desperdício   EIC_-_ISO_9001_-_Qualidade_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_ISO_14001_-_Ambiente_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_OHSAS_18001_NP_4397_-_Segurança_e_Saúde_do_Trabalho_Entidade_Certificada_IPAC     logo2020_GG_ELOGE Selo_Qualidade_Sénior_FINAL_page-0001