Novos Fundos Comunitários | Câmara promove ações de informação

27 Mar '15

A Câmara municipal tem vindo a promover ações de divulgação e esclarecimento sobre os novos fundos comunitários disponíveis . O objetivo é fornecer à população a informação sobre os financiamentos comunitários disponíveis e incentivar e potenciar o Investimento no concelho. É nesta linha se insere realização das jornadas PDR 2020- Novos Desafios| Novas oportunidades e também a Ação de Esclarecimento sobre os fundos comunitários, realizada na Biblioteca Municipal. Nas duas ações, um tema em comum : o Programa de Desenvolvimento Rural - PDR2020.
Num concelho onde a agricultura ainda se assume como a atividade económica dominante, ações deste tipo são tidas como fundamentais, promovendo um debate esclarecedor e contribuindo para capacitar os participantes dos conhecimentos e instrumentos necessários de modo a que possam potenciar as oportunidades oferecidas por este novo programa. Ações que refletem a aposta continuada da autarquia no crescimento da agricultura e atividades relacionadas com o mundo rural no concelho, sendo que estas são tidas como fundamentais para o desenvolvimento sustentável de Alfândega da Fé.
As jornadas “novos desafios novas oportunidades” contaram com a presença de Capoulas dos Santos, ex-deputado europeu e Relator para a Reforma da PAC e do Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte. Organizadas com o apoio da AJAP- Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, contaram também com a presença de elementos da Associação. Para além, disso também o Instituto Politécnico de Bragança se fez representar. Uma jornada de debate e reflexão sobre este novo programa, que apontou os desafios e oportunidades até 2020. Em análise estiveram as linhas orientadoras do PDR, o contributo e experiência de instituições de ensino, nomeadamente do IPB, na implementação de projetos e iniciativas dinamizadoras do tecido económico no meio rural e também os novos incentivos e apoios aos agricultores.
Com objetivo de continuar a esclarecer e apoiar os munícipes relativamente aos apoios disponíveis o município, através do gabinete do empreendedor, organizou uma sessão de esclarecimento. O PDR e outros sistemas de Incentivos foram alguns dos temas em análise.