VI Semana da Proteção Civil

Semana prot.civil 1 1024 2500
23 Mar '15

Chegou ao fim a VI Semana da Proteção Civil de Alfândega da Fé. A iniciativa decorreu entre 16 e 20 de março e teve como principal objetivo informar a população sobre as competências deste serviço municipal, ao mesmo tempo que se promoveram ações de sensibilização e formação para áreas como a segurança, autoproteção, comportamentos a adotar em situações de risco e prevenção de incêndios florestais. Atividades que envolveram a população local, com especial incidência na escolar. Uma ação de formação sobre socorrismo, outra sobre ondas de calor, um simulacro de incêndio na Escola E.B.1 e na Escola EB2/S de Alfândega da Fé, uma palestra sobre sismo e autoproteção foram algumas das ações desenvolvidas durante estes dias. A sensibilização sobre incêndios Florestais, formas de agir e prevenir foi outra das temáticas abordadas. Uma equipa deslocou-se a diferentes freguesias do concelho e contactou diretamente com a população, principalmente com pastores, como forma de os sensibilizar para esta problemática. Já não é a primeira ação deste género que a proteção civil efetua no concelho. Este ano a iniciativa abrangeu as localidades de Sendim da Serra e Vilarelhos. A ideia passa também por fazer de cada pastor um aliado na prevenção dos incêndios florestais, esclarecendo sobre comportamentos e atitudes a adotar. A demonstração de meios dos vários agentes da Proteção Civil, que decorreu no novo Santuário de Santo Antão da Barca, a apresentação do Plano de Fiscalização Preventiva e do Manual de Boas Práticas Ambientais completaram o programa desta VI Semana da Proteção Civil de Alfândega da Fé.
Com a realização desta semana comemorativa a Câmara Municipal pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido nesta área em parceria com todos os agentes da proteção civil que atuam no concelho. Além disso, é também uma boa forma de contribuir para a sedimentação de uma cultura de segurança e responsabilidade cívica.