Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube 

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Encontro com Tiago Patrício | Apresentação do livro Mil Novecentos e Setenta e Cinco

Img 5943 1 1024 2500
02 Mar '15

A Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé promoveu, no dia 27 de fevereiro um encontro com o escritor Tiago Patrício. Trata-se de uma sessão inserida nas ações de promoção do livro e da leitura destinadas, principalmente, ao público escolar. Uma forma de promover o contacto deste público com a obra e os autores, dando a conhecer as caras e as histórias de quem está por trás do livros. Iniciativas que querem conquistar novos leitores, estimulando os hábitos de leitura e promovendo também a escrita como forma de expressão artística. Estes encontros têm também procurado divulgar autores que de alguma forma estejam relacionados com a região, quer seja através dos temas que abordam ou pelo facto das suas raízes se encontrarem em Trás-os-Montes. Este é o caso de Tiago Patrício, que aos 9 meses vem residir com a família para Carviçais, Torre de Moncorvo, onde vive até aos 19 anos, altura em que começou a escrever o seu primeiro romance Trás-os-Montes, distinguido com o prémio Agustina Bessa-Luís, em 2011.
Com este romance “Mil Novecentos e Setenta e Cinco” Tiago Patrício “regressa” a Trás-os-Montes, numa “viagem improvável a uma aldeia imaginária do nordeste transmontano no ano de viragem de 1975, representada num romance por várias personagens que tentam recuperar formas de vida que estão a desaparecer, em contraste com um novo mundo que se impõe.”
Recorde-se que Tiago Patrício é licenciado em farmácia, em 2000 começou a trabalhar em teatro e foi um dos fundadores do Grupo Com-Siso. Escreveu peças para as companhias Teatromosca, de Sintra, Estaca Zero e Ponto Teatro, do Porto. Os seus primeiros poemas e contos foram publicados entre 2007 e 2010 nas coletâneas Jovens Escritores do Clube Português de Artes e Ideias.
Para além do Agustina Bessa-Luís, venceu os prémios Jovens Escritores, Daniel Faria e Natércia Freire de poesia, e a sua peça Checoslováquia recebeu uma menção honrosa no prémio António José da Silva.

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaAlfandega_da_Fe_Vila_educadora_PT-01_1Logo_PDAM_ano2019-05_(1)Desperdício   EIC_-_ISO_9001_-_Qualidade_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_ISO_14001_-_Ambiente_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_OHSAS_18001_NP_4397_-_Segurança_e_Saúde_do_Trabalho_Entidade_Certificada_IPAC     logo2020_GG_ELOGE Selo_Qualidade_Sénior_FINAL_page-0001