As celebrações do Feriado Municipal, este ano, foram marcadas pela inauguração de um novo equipamento municipal. O icónico edifício Lagar D’El Rei, espaço da memória coletiva dos alfandeguenses e com mais de 300 anos de história, abriu portas depois de ser requalificado e convertido num espaço multifuncional dedicado aos produtos endógenos, à gastronomia e ao território.
Para Eduardo Tavares, Presidente da Câmara Municipal, “Este equipamento vai ser muito importante para promover e divulgar as atividades económicas do concelho e vai estar disponível para os empresários e produtores dinamizarem as suas atividades e comercializarem os seus produtos. Com a inauguração deste espaço, abrimos também as portas do Mercadinho Cereja&co que vai decorrer todos os domingos até à Festa da Cereja, com venda de produtos locais, de cereja, com provas gastronómicas e muitas outras iniciativas.”.
Transformado num centro de promoção de saberes e sabores locais, o Lagar D’El Rei representa agora uma nova centralidade para a dinamização do território. O edifício vai ter também um espaço dedicado à gastronomia transmontana, sendo, ao mesmo tempo, um centro cultural e museológico. Situado na zona central da vila, o Lagar D’El Rei vai acolher o Posto de Turismo e ser a porta de entrada no território, apresentando aos visitantes o que de melhor que se faz e produz em Alfândega da Fé.
O projeto de requalificação correspondeu a um investimento de mais de um milhão de euros, cofinanciados pelo PROVERE/NORTE 2020. Para complementar, a autarquia está a preparar um projeto de investimento em equipamentos e material interativo.
A abertura deste novo espaço consubstancia a importância da revitalização do património histórico, da promoção do turismo e potencialidades do território e o reforço da identidade cultural do concelho.