Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube 

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Alfândega da Fé vai integrar projeto-piloto de combate à violência doméstica

Reuni o nos pa os do concelho 1 1024 2500
29 Mar '16

Criação de uma estrutura intermunicipal para melhorar respostas

A Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, esteve em Alfândega da Fé numa reunião de trabalho com autarcas do sul do distrito de Bragança. Em cima da mesa esteve a estratégia nacional de intervenção na área da violência doméstica. Catarina Marcelino quer melhorar as respostas no terreno. Para tal desafiou os autarcas a unirem esforços e a abraçarem um projeto conjunto de intervenção na área da violência doméstica. A ideia passa pela criação de uma estrutura intermunicipal que permita alargara resposta no distrito, estabelecendo protocolos de cooperação entre autarquias e forças de segurança, envolvendo o ministério público, a medicina legal e saúde.


Uma resposta integrada, assente no trabalho em rede e de parceria que vai proporcionar outro nível de articulação entre as entidades que atuam no terreno, visando o estabelecimento dos passos a seguir e papel de cada entidade no processo de apoio à vítima. Até porque como reconheceu a Secretária de Estado, o que é preciso mudar não é a lei mas sim a respostas e articulação no terreno. É aqui que este novo projeto pode fazer a diferença, para a Presidente da Câmara de Alfândega da Fé ao trabalhar em rede aumenta-se a capacidade e melhora-se a resposta. No fundo o que se pretende é a criação de um novo núcleo de apoio à vítima que irá servir a parte sul do distrito de Bragança. Uma resposta de proximidade cuja sede ficará numa instituição particular de Solidariedade Social ou Organização Não Governamental.


Um projeto comunitário que nesta primeira fase irá abranger os Municípios de Alfândega da Fé, Mogadouro, Miranda do Douro e Vila Flor, mas que pode também ser estendido a Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta. Os protocolos para a constituição deste núcleo deverão ser celebrados antes do início do verão.

No mesmo dia a Secretária de Estado visitou as instalações da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé onde ficou a conhecer o trabalho desenvolvido por esta instituição na área da violência doméstica. 

IMG_8984
IMG_8988
Visita_instala__es_da_Liga_dos_Amigos_do_Centro_de_Sa_de_de_Alf_ndega_da_F_
IMG_9003
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaAlfandega_da_Fe_Vila_educadora_PT-01_1Logo_PDAM_ano2019-05_(1)Desperdício   EIC_-_ISO_9001_-_Qualidade_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_ISO_14001_-_Ambiente_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_OHSAS_18001_NP_4397_-_Segurança_e_Saúde_do_Trabalho_Entidade_Certificada_IPAC     logo2020_GG_ELOGE Selo_Qualidade_Sénior_FINAL_page-0001