Câmara promoveu Curso de Iniciação à Prova de Azeite

Img 0430 1 1024 2500
04 Abr '16

Num concelho em que a olivicultura se assume como uma das principais atividades económicas, o município de Alfândega da Fé organizou o primeiro Curso de Iniciação à Prova de Azeite. A iniciativa teve lugar no sábado, 2 de abril, e contou com cerca de 30 participantes. Este curso surge com o objetivo de valorizar e dar a conhecer este produto que é uma importante fonte de rendimento para os agricultores locais. Além disso foi também uma forma de partilhar conhecimentos e experiências com o objetivo de sensibilizar os participantes para a necessidade de manter os padrões de qualidade deste produto de excelência. O que é o azeite; estratégias para a obtenção de azeite de qualidade; denominações oficiais dos vários tipos de azeite; Noções sobre azeites virgens e análise sensorial; A organoléptica do azeite; protocolo de prova; prova de azeites foram os temas abordados ao longo da formação. O curso teve lugar na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues e os formandos tiveram também oportunidade de provar algumas das iguarias confecionadas com azeite da região. É que para além da componente formativa a iniciativa incluiu um almoço azeitado.

A iniciativa contou com a parceria da APPITAD- Associação dos Produtores em Protecção Integrada de Trás - Os - Montes e Alto Douro- e Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança.