Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube 

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Sambade na Rede Aldeias de Portugal | Classificação é uma mais-valia para a dinamização da localidade

1.2 1 1024 2500
22 Ago '16

Quem chegar por estes dias a Sambade, Alfândega da Fé, vai certamente aperceber-se que um novo dístico figura em alguns locais públicos da aldeia. Trata-se do logotipo das “Aldeias de Portugal”. A razão é óbvia, Sambade, a maior aldeia do concelho, é uma “Aldeia de Portugal”. A classificação é entendida como uma oportunidade para a preservação e valorização da localidade, afirmando-a como polo de desenvolvimento e atração turística. O título resulta de uma candidatura apresentada pela autarquia através da DESTEQUE- Associação para o Desenvolvimento da Terra quente Transmontana. O projeto foi dado a conhecer à população durante uma sessão pública na Casa do Povo, atual Centro Cultural e Tecnológico. Uma apresentação que visou informar e sensibilizar os locais sobre este novo projeto.

A rede de "Aldeias de Portugal" é um projeto desenvolvido pela ATA – Associação de Turismo de Aldeia-. Trata-se de um projeto que visa a criação de uma rede nacional sustentável e de referência na promoção da ruralidade nacional. Uma nova abordagem ao turismo rural assente na diferenciação e na consolidação de “um produto único, mais personalizado, que valoriza a hospitalidade, o lazer, os usos e costumes.” A marca “Aldeias de Portugal” tem como principal missão “a melhoria da qualidade de vida da população rural e do culto das vivências e tradição rural portuguesa, através da promoção e preservação do património rural.”


A adesão de Sambade a esta rede é entendida como uma oportunidade dinamizar económica, social e culturalmente a aldeia, valorizando o existente e criando as condições para a atração de novos investimentos e consequentemente fixação da população. Para além disso as entidades, públicas ou privadas, que pretendam desenvolver projetos diretamente relacionados com o setor turístico beneficiam de um posicionamento privilegiado na submissão de candidaturas a fundos comunitários. Paralelamente, fica garantida a promoção e divulgação nacional e europeia da aldeia e serviços/atividades associados.

Veja o documentário sobre as "Aldeias de Portugal"

 

1
1
2
3
4
6
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaAlfandega_da_Fe_Vila_educadora_PT-01_1Logo_PDAM_ano2019-05_(1)Desperdício   EIC_-_ISO_9001_-_Qualidade_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_ISO_14001_-_Ambiente_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_OHSAS_18001_NP_4397_-_Segurança_e_Saúde_do_Trabalho_Entidade_Certificada_IPAC     logo2020_GG_ELOGE Selo_Qualidade_Sénior_FINAL_page-0001