Criação da Rede Nacional de Reservas da Biosfera da UNESCO | Assinado Acordo de Criação

14 Set '16

A Presidenta da Câmara Municipal de Alfândega da Fé marcou presença na cerimónia de assinatura do acordo de criação da Rede Nacional de Reservas da Biosfera da UNESCO, que teve lugar no início de setembro, na ilha das Berlengas, em Peniche. A autarca que é também presidente da ZASNET, agrupamento que gere a Reserva Transfronteiriça da Meseta Ibérica, considerou que foi dado um passo importante para a valorização e afirmação das Reservas Nacionais da Biosfera.

Berta Nunes, acredita que a com esta rede, e em parceria com o Comité MaB nacional, “a Reserva da Biosfera Transfronteiriça vai poder reforçar a sua posição estratégica na conservação do património natural e cultural bem como na projeção turística internacional, deste que é um território de excelência pelos seus recursos e pelo seu património humano”.

Trabalhar “numa lógica de cooperação” para conseguir “uma projecção internacional”, são, de facto, os principais objetivos apontados pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, para a criação da Rede Nacional de Reservas da Biosfera da UNESCO.

Pra além do Ministro do ambiente a cerimónia da assinatura do acordo contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, que considera “que esta iniciativa constitui uma mais-valia para o país”, e dá um contributo para “reforçar a coesão entre o continente e as regiões autónomas”.
A Rede vai contar com uma dotação orçamental de aproximadamente 3 milhões de euros.

Existem no país 10 Reservas da Biosfera, entre elas e das mais jovens, a Reserva Transfronteiriça da Meseta Ibérica, gerida pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET. Nesta cerimónia o ZASNET foi representado pela presidente da Assembleia- Geral, Berta Nunes, acompanha em representação do território pelos presidentes dos municípios de Vila Flor, Fernando Barros e de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno e pela vereadora da Cultura do município de Mogadouro, Virgínia Vieira.