Formação para empreendedores| Ações apoiam o desenvolvimento de ideias de negócio

04 Out '16

Na sequência da 5ª edição da EDP Empreendedor Sustentável Sabor vai decorrer, em Alfândega da Fé, um ciclo de formações destinadas a empreendedores. As sessões iniciam-se a 11 de outubro com a temática “Ser Empreendedor”. A formação, gratuita, destina-se a todos os interessados em desenvolver uma ideia de negócio no concelho. O objetivo é formar e capacitar os participantes de moda a que o seu projeto se possa transformar em realidade.

Ao todo vão ser realizadas 4 ações de capacitação, nos dias 11, 14, 18 e 20 de outubro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé. Com uma carga horária de 56 horas, a formação contempla temas ligados às questões estratégicas do Baixo Sabor e do seu potencial de negócio, às novas tecnologias no apoio ao micro-negócio, ao mercado e estratégias de marketing, aos aspetos legais ligados às atividades económicas e sua viabilidade económica e financeira.

Esta assume-se como uma forma de apoiar os munícipes no processo de criação do próprio emprego, estimulando e desenvolvendo o seu espírito empreendedor e contribuindo assim para promover o desenvolvimento económico do concelho.

Recorde-se que esta iniciativa surge integrada num processo mais vasto que a EDP, em conjunto com a UTAD e os Municípios abrangidos pela Barragem do Baixo Sabor, está a implementar na região. A 5ª edição do EDP Empreendedor Sustentável Sabor pretende continuar a reforçar as competências dos empreendedores priorizando projetos que apostem nos recursos da região.

Ações a realizar - 1ª Fase:

Ser Empreendedor - 11 de Outubro - 9h - 13h
  • Abordagem às principais caraterísticas do empreendedor, as ferramentas e técnicas de apoio ao empreendedorismo;
  • Da ideia de negócio à sua concretização, técnicas e ferramentas;
  • Fontes de informação e de apoio aos empreendedores;
  • O Processo de constituição e operacionalização de ideias de negócio.

Plano Estratégico do Baixo Sabor - 14 de Outubro - 14h30 - 18h00
  • Apresentação do Plano Estratégico do Baixo Sabor, nos seus principais eixos de intervenção e linhas de investimento;
  • Apresentação dos principais investimentos e necessidades que estes investimentos irão originar na região, constituído boas oportunidades de negócios para os empreendedores;
  • Apresentação dos apoios financeiros no âmbito do Fundo do Baixo Sabor.
Estratégia e Modelo de negócios - 18 de Outubro - 9h - 13h
  • A estratégia e a importância do pensamento estratégico para alavancar ideias de negócio. As ferramentas de apoio à definição estratégica da ideia de negócio (o Plano Estratégico);
  • O Modelo de Negócios com base na ferramenta do Busines Model Canvas (modelo conceptual a definição da estratégia de um negócio sustentável).
Criatividade - 20 de Outubro - 9h - 13h
  • A criatividade como um processo;
  • As ferramentas da criatividade e como poderão ajudar a criar novos produtos e serviços;
  • Técnicas de criatividade;
  • Inovação vs Criatividade.