ZASNET lança concurso de “Receitas da Biosfera Meseta Ibérica”

11 Nov '16

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) ZASNET, entidade gestora da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, acaba de lançar um concurso de “Receitas da Biosfera Meseta Ibérica”. Valorizar a gastronomia e os produtos locais é o propósito desta iniciativa, do qual vai resultar a edição de um livro de receitas.

O concurso destina-se a todos os cidadãos individuais que residam no território da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica. As incrições devem ser efetuadas até 30 de novembro junto da entidade responsável pelo concurso. O Desafio é que os habitantes se envolvam diretamente no processo de valorização dos recursos gastronómicos e produtos locais e apresentem receitas confeccionadas com produtos locais, aliando, sempre que possível, a tradição e a inovação. Aliás uma das condições para admissão a concurso é a a obrigatoriedade de na receita constar, pelo menos, um produto endógeno.

A concurso estão quatro categorias, 1º prato, 2º prato, sobremesa e tapa e cada concorrente só poderá concorrer a uma delas.

O número máximo de participantes admitidos por categoria é de vinte.

A receita a apresentar deve ser completa, incluindo, obrigatoriamente, os seguintes elementos: ingredientes (os produtos utilizados e quantidades); processo de preparação (explicação detalhada); tempo de preparação; número de doses para as quantidades apresentadas; fotografia da apresentação final do prato.

A avaliação de cada receita será feira por um júri, nomeado para o efeito, composto por um gastrónomo, um Chef de cozinha e dois membros do ZASNET AECT.

No dia 15 de Dezembro, numa cerimónia em Alfândega da Fé, do total de receitas admitidas a concurso, 20 serão pré-selecionadas e sujeitas a uma nova avaliação, da qual vai resultar a eleição de dez que vão integrar o receituário digital da Rede Espanhola de Reservas da Biosfera (RERB), sob o título “La cocina en las Reservas de la Biosfera Españolas”. Destas, vão ser selecionadas apenas duas vencedoras, dois menus completos, que serão publicados num documento eletrónico e também num livro “Recetas/Menús de la Biosfera de la Red Española de Reservas de la Biosfera (RERB) ”, a editar pela Secretaria MaB (Man and Biosphere) da Rede Espanhola de Reservas da Biosfera.

Esta iniciativa vai de encontro aos objetivos do ZASNET e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, que pretende valorizar e divulgar os recursos naturais e o potencial que existe no território. Neste caso é a vertente económica que ganha destaque, numa iniciativa de enorme importância também para a preservação da cultura e da tradição local.

A inscrição no concurso deve ser enviada para a seguinte morada:

Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET, Rua Engº José Beça, nº 46, 5300-034 Bragança – Portugal, ou
através do correio eletrónico zasnet@zasnet-aect.eu, com os seguintes elementos:
a. Formulário de inscrição devidamente preenchido (modelo anexo ao presente
regulamento).
b. Receita e fotografia, de acordo com o ponto A da cláusula 4ª do regulamento do concurso

Consulte aqui regulamento do concurso: Regulamento