Projeto 1-Escola de Guarda Redes | Apresentado em Alfândega da Fé

07 Mar '17

Alfândega da Fé acolheu, nos dias 3 e 4 de março, o Projeto 1-Escola de Guarda Redes. O projeto é da responsabilidade da Federação Portuguesa de Futebol e chegou à região fruto de uma parceria com a Associação de Futebol de Bragança e o apoio da Câmara Municipal de Alfândega da Fé.A Acão contou com a presença Vítor Baía, o rosto deste projeto, com o selecionador nacional de sub-15, Edgar Borges e com os técnicos da Federação Portuguesa Fernando Brassad e Pedro Espinha.

Especialmente vocacionada para capacitar treinadores no campo da formação/treino de guarda-redes, esta formação vem preencher uma lacuna existente na área. Com uma componente teórica e prática juntou na sede do concelho 111 treinadores oriundos da região norte, com especial incidência nos distritos de Bragança e Vila Real. Para além disso, a componente prática contou com a presença de jovens dos campeonatos distritais de futebol. Orientados por Fernando Brassad e Pedro Espinha, treinadores de guarda-redes da seleção nacional, e sob o olhar atento de Vítor Baía os pequenos guarda-redes tiveram oportunidade de realizar diversos exercícios.

Recorde-se que o Projeto 1- Escola de Guarda Redes está a ser desenvolvido a nível nacional e assenta na necessidade de valorizar e qualificar a posição de guarda-redes.  A Associação de Futebol de Bragança foi a 14ª a receber a iniciativa, Alfândega da Fé  a localidade selecionada, dando seguimento à política de descentralização de iniciativas defendida pela Associação de Futebol de Bragança.  A este facto não foram também alheias as condições de excelência das infra-estruturas existentes no concelho para a realização deste tipo de ações. A formação decorreu na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues (parte teórica) e no Centro de Formação Desportiva (componente prática).