Simulacro Testa Medidas de Autoproteção no Edifício dos Paços do Concelho

27 Mar '17

O edifício da Câmara Municipal foi evacuado na passada sexta-feira. Tratou-se apenas de um exercício para testar as medidas de autoproteção, mas tudo decorreu como se de uma situação real se tratasse. O Município de Alfândega da Fé associou-se, assim, à autoridade Nacional da Proteção Civil e para assinalar o mês da Proteção Civil quis colocar à prova as medidas de autoproteção recentemente aprovadas para a sede da Câmara Municipal.

Trata-se do primeiro edifício desta tipologia a ter em vigor estas medidas no distrito de Bragança, um projeto que reflete a preocupação da autarquia com estas questões. Foi essa mesma política que levou a Câmara a avançar para a implementação de um sistema integrado de Gestão Qualidade, Segurança e Ambiente. Certificação que viu reconhecida em 2016 estando agora em fase de validação com a realização de uma auditoria externa que decorre de 28 a 30 de março.

A realização deste simulacro visou contribuir para verificar o cumprimento das medidas de autoproteção e assegurar que todos os procedimentos de segurança são respeitados, os equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios funcionam em condições.
O alarme soou às 15h00, um incêndio tinha deflagrado no edifício, prontamente foi acionado o plano de evacuação. A Câmara Municipal foi evacuada, os funcionários concentram-se numa zona definida como segura e os meios foram acionados para o local. No total 8 viaturas e 26 elementos, entre Bombeiros, GIPS e GNR.

A GNR cortou trânsito e estabeleceu um perímetro de segurança. No interior do edifício duas pessoas feridas, que após resgatadas foram assistidas no local e encaminhadas para o centro de saúde. Entrando já o combate às chamas tinha lugar e protegia-se o depósito de gasóleo existente. Um terceiro ferido encontrava-se no exterior do edifício, uma nova ambulância foi chamada para socorrer a vítima.

Este foi um simulacro inserido nas comemorações do mês da Proteção Civil. A iniciativa está a percorrer o distrito com ações em diversos concelhos. 12 Municípios, 12 ações, 12 dias é o slogan de uma ação que visa preparar para eventuais situações de crise e testar a articulação entre os diferentes meios ao mesmo tempo que se sensibiliza os cidadãos para comportamentos a adotar em situações de crise/emergência e se promove o trabalho realizado pela Proteção Civil.

Foi assim em Alfândega da Fé com as medidas de autoproteção do edifício dos Paços do Concelho a serem colocadas à prova. O teste foi passado com distinção num simulacro que contou também com o apoio e colaboração da Guarda Nacional Republicana, Instituto Nacional de Emergência Médica e Associação Humanitária dos Bombeiros de Alfândega da Fé.