Rastreio do cancro oral

11 Abr '17

Mais de 160 pessoas efetuaram, no passado sábado, rastreios do cancro da cavidade oral numa iniciativa pela promovida pela Delegação de Bragança da LPCC com o apoio do Município de Alfândega da Fé e da ULS do Nordeste - Centro de Saúde de Alfândega da Fé e da Liga de Amigos (LACSAF).

Durante todo o dia a equipa da Unidade Móvel de Estomatologia e Medicina Dentária (UMEMD) da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH) e da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) esteve no Centro de Saúde local. O objetivo foi detetar ou despistar situações de cancro nas estruturas orais (lábios, língua, gengivas, palato, bochechas, pavimento da boca, etc.) bem como das estruturas anexas à cavidade oral (ex.: glândulas salivares, pescoço), promovendo assim um diagnóstico precoce das situações de cancro da cavidade oral. Das pessoas avaliadas, pelas 5 equipas participantes 16 encaminhadas para um hospital central e 3 para a ULS do Nordeste.

Recorde-se que o cancro oral está associado a índices de mortalidade elevados, que se deve em grande parte ao seu diagnóstico tardio, sendo o 6º tipo de cancro mais comum em todo o mundo. A chave para o seu tratamento é um diagnóstico atempado. Esta foi uma das principais razões que levou a Câmara Municipal a associar-se a esta iniciativa, contribuindo para a promoção da saúde no concelho.