Instameet promove Território

10 Abr '17

Mais de 20 utilizadores da rede social Instagramer passaram um fim de semana em Alfândega da Fé a partilhar fotografias do território numa rede social que soma já mais de 600 milhões de utilizadores. O convite partiu da Câmara Municipal de Alfândega da Fé que em conjunto com a Igersporto e o apoio da Fundação EDP e Casa de Campo de Felgueiras promoveram o primeiro INSTAMETT do concelho. A ação visou a promoção e valorização do território através do olhar criativo dos Instagramers, todos eles com milhares de seguidores nesta popular rede social.

O encontro dedicou um dia inteiro ao mundo rural. Os participantes iniciaram o dia a acompanhar um pastor, num percurso pela aldeia de Valpereiro. Daí partiram para Vilarelhos, a descoberta da localidade implicou também um contacto direto com tradições locais. Na Queijaria Bravo assistiram à confeção artesanal de queijo. Após o almoço, que foi servido neste local, o destino foi Cerejais. Aqui ficaram a conhecer a produção artesanal de calçado que seis gerações da família Teixeira tão bem souberam preservar. Neste dia inteiramente dedicado aos usos e costumes das aldeias do concelho houve ainda tempo para um passeio micológico na área envolvente à barragem da Esteveinha.

No encontro, que visava documentar em imagens a relação entre o território- paisagens, pessoas e produtos endógenos- e a arte pública contemporânea, tal foi conseguido com a visita à sede do concelho.

Esta foi uma forma de comunicar e divulgar o território fazendo também destas novas formas de comunicação instrumento privilegiado no processo de preservação e valorização dos seus traços identificativos. Os resultados podem ser acompanhados através da # meet_alfandegadafe2017.

O Instameet Alfândega da Fé serviu também para marcar a pré-abertura de um novo projeto turístico no concelho. Trata-se da primeira aldeia da Biosfera que nasce na despovoada aldeia de Felgueiras. Os Instragramers foram os primeiros hóspedes da Casa de Campo de Felgueiras e ficaram a conhecer um projeto turístico que alia o conceito de biodiversidade aos do turismo de saúde e cultural

Percurso_com_o_Pastor_-_Valepereiro
Percurso_com_o_Pastor_-Valpereiro