Festa da Cereja | Iniciativa continua a ser um sucesso

13 Jun '17

A Festa da Cereja em Alfândega da Fé continua a ser um sucesso. O certame, com quase quatro décadas de história, é uma montra privilegiada para o que de melhor se faz no concelho. A cereja continua a ser a grande atração mas a cada ano há mais motivos para visitar a Festa da Cereja.

Uma das novidades deste ano foi a criação de um espaço único com 2100 m2 de área coberta. Uma aposta forte da organização que introduziu uma nova dinâmica ao certame, agregando num espaço único cerca de uma centena de expositores, momentos de animação e outras iniciativas. Quem passou pela Festa da Cereja pode assim disfrutar de todos os momentos num só local.

A inauguração aconteceu no dia 9 de junho, numa cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso e que marcou o arranque de um projeto-piloto relacionado com o cadastro nacional dos prédios rústicos. Alfândega da Fé é um dos municípios selecionados para testar este projeto, inserido num conjunto de medidas que vão permitir a georreferenciação dos limites de propriedade rústica e o cadastro simplificado.

A cerimónia marcou também o arranque dos 3 dias de Festa onde não faltaram iniciativas. Destaque para o III Encontro de Pastores, um evento que ganha cada vez mais importância no contexto local e que juntou cerca de 230 pessoas. Este encontro decorreu no dia 10 de junho e incluiu ainda um concurso de ovinos e caprinos. Já o dia 11 de junho ficou marcado pela Meia Maratona da Cereja, uma prova única no Distrito e que surgiu com a vontade de reavivar o atletismo no concelho. Esta iniciativa juntou mais de 140 pessoas, entre participantes da Meia Maratona e da Caminhada da Cereja.

Este ano as noites da Festa foram quentes. João Pedro Pais foi o cabeça de cartaz da edição deste ano. O cantor, com raízes no concelho, fez questão de regressar à Festa da Cereja numa homenagem àquela que também considera sua terra. Durante o concerto o artista fez vários elogios a Alfândega da Fé, às suas gentes e em particular ao Município. No final, desceu do palco para cumprimentar a Presidente da Câmara, Berta Nunes, num abraço simbólico que estendeu a todo o concelho.

Mas os espetáculos musicais não se esgotaram no cabeça de cartaz. Dia 9 de junho subiram ao palco os Sons do Minho, numa atuação inédita que contou com a participação do grupo de concertinas de Sambade. E o dia 11 foi dedicado às sonoridades etnográficas de Portugal. A organização da Festa procurou valorizar a cultura e tradições nacionais promovendo um conjunto de espetáculos com grupos de todo o país, destacando nesta mostra, os grupos de cantares locais. Aliás, esta edição da Festa da Cereja privilegiou os talentos da terra.

Para além dos talentos musiciais foi possível assistir a demonstrações de dois talentos na cozinha. O chef Marco Gomes deliciou os visitantes com um bombom de foie gras de cereja, uma tartelete de cerejas e ainda um refrescante gelado de cereja. Três partos que o chef criou para este evento e que vão integrar a carta no seu restaurante Oficina, no Porto. Já a Maria Manuel, a melhor mini-chef do país, impressionou com a sua pavlova de cereja, de comer e chorar por mais.

O encerramento foi a cereja no topo do bolo. Com cerca de 10 toneladas de cereja vendida, a Festa da Cereja continua a ser o maior evento de dinamização económica do concelho tendo cada vez mais visibilidade. Este ano o certame revelou-se de novo um sucesso, numa mostra em que a cereja continua a ser a rainha e quem a visita tem motivos de sobra para regressar.