Projeto Portugal Nuts | Município de Alfândega da Fé distinguido no setor dos frutos secos

24 Out '17

A Direção do Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos atribuiu, no passado dia 28 de setembro, um certificado de reconhecimento ao Município de Alfândega da Fé pelo trabalho desenvolvido na promoção e desenvolvimento do setor dos frutos secos no concelho. Esta iniciativa integrada no projeto “Portugal Nuts” tem como objetivo continuar a dar destaque ao setor dos frutos secos, reconhecendo o trabalho encetado pela autarquia nesta área.

Um reconhecimento que surge pelo trabalho que o Município tem desenvolvido nos últimos anos e que tem contribuído para dinamizar o setor dos frutos secos. Recorde-se que a autarquia apoiou a fixação no concelho de uma nova empresa ligada ao setor e que veio dinamizar a economia local, mas também tem vindo a organizar, em parceria com outras entidades, um conjunto de encontros e seminários sobre a temática, no sentido de informar e sensibilizar produtores e empresários.

Para além disso, tem sido dado grande destaque à produção de castanha. O município tem dado apoio à organização do setor, através do cadastro de produtores de castanha mas também com a realização de estudos e implementação de medidas de combate às doenças do castanheiro. É o caso de apoio dado à Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé e que contribuiu para que esta se tornasse uma OTC (Organização de Tratamento do Cancro do Castanheiro).

Compreendendo a importância da agricultura na economia do concelho e, em particular da produção de frutos secos como a castanha e amêndoa, o Município tem vindo a associar-se a entidades especializadas no setor. Foi o 1º município a aderir à REFCAST (Associação Portuguesa da Castanha) e vai ser proposta a adesão da autarquia ao Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos de forma a fortalecer a ligação às organizações que trabalham neste setor.