Regadio | Primeira intervenção arranca em abril na barragem da Esteveínha

10 Abr '18

Requalificação da barragem da Esteveínha com início no mês de abril

Foi assinado ontem, dia 28 de março, o auto de consignação das obras de requalificação do circuito hidráulico da barragem da Esteveínha. Um investimento de cerca de 1 milhão e 200 mil euros que arranca já em abril e vai permitir a requalificação das condutas de água que abastecem a barragem e permitem regar os mais de 270 hectares de terrenos inseridos nesta área de regadio.
O projeto, da responsabilidade da DGADR- Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, está inserido no Programa Nacional de Regadios e será financiado a 100% pelo PDR 2020. A intervenção vai incidir sobre a requalificação integral das condutas de abastecimento da bacia da Esteveínha, permitindo melhorar a condução da água para a barragem e um maior aproveitamento dos recursos hídricos. Vão também ser instalados contadores nos pontos de rega de formar a evitar desperdícios de água e melhorar a eficiência e gestão do regadio.
A sessão de assinatura do auto de consignação teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alfândega da Fé e contou com a presença de representantes da DGADR- Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, da Associação de Beneficiários de Alfândega da Fé, do Executivo Municipal e da empresa responsável pela obra.

Regadio de Vilarchão-Parada já tem parecer favorável

O momento foi aproveitado para se discutirem outros projetos inseridos no plano estratégico de regadio do município, como o novo aproveitamento hidroagrícola de Vilarchão-Parada, que já tem parecer favorável por parte do PDR2020.
São cerca de 14 milhões e meio de euros para fazer nascer uma nova barragem no concelho que há muito era desejada pelos agricultores do planalto Vilarchão-Parada. A criação deste novo aproveitamento hidroagrícola vai permitir criar um perímetro de rega de quase 500 hectares e criar um impulso à produção agrícola no concelho. A próxima fase será a de elaboração dos planos específicos do projeto, esperando-se que, no próximo ano arranquem as obras de construção da nova barragem.
Recorde-se que no concelho serão ainda desenvolvidos outros projetos de beneficiação dos regadios, nomeadamente a reabilitação das barragens da Camba e Salgueiro, reforço do sub-bloco da barragem da Burga, a criação de um novo perímetro de rega em Santa Justa, o plano estratégico de regadio da Serra de Bornes e o aproveitamento da agua da albufeira do Sabor para rega. No total está previsto um investimento na ordem dos 20 milhões de euros na beneficiação dos regadios de Alfândega da Fé.