Festa da Cereja de Alfândega da Fé foi um sucesso

20 Jun '18

Nem a chuva e o mau tempo que se fizeram sentir no fim de semana passado demoveram os vários milhares de pessoas de visitarem a Festa da Cereja de Alfândega da Fé. De 8 a 10 de junho todos os caminhos foram dar a Alfândega da Fé para aquela que foi uma Festa da Cereja de sucesso. A aposta da organização para este ano foi direccionada para os produtos e produtores locais, através da criação de ilhas temáticas. Uma inovação que agradou quer aos cerca de 100 expositores quer aos visitantes e que concedeu maior dinamismo ao certame.

A cereja foi a rainha desta festa e o principal atractivo. Durante os três dias foram vendidas mais de 10 toneladas deste fruto. As condições climatéricas não foram as mais propícias para a cereja que, apesar de este ano ter o seu período de maturação mais tarde, não faltou para quem quis provar e comprar as cerejas de Alfândega da Fé. Recorde-se que a Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé candidatou a cereja de Alfândega da Fé a IGP (Identificação Geográfica Protegida), que inclui a produção e cereja do concelho e de algumas localidades limítrofes, pelas suas características únicas e diferenciadoras e por ser há várias décadas uma referência no concelho.

A Festa da Cereja teve ainda espaço para iniciativas culturais, musicais e desportivas. Atividades para todos os gostos e que ajudaram a fazer da edição deste ano um verdadeiro sucesso. Também a gastronomia esteve em destaque com a renovação da zona das tasquinhas e dos menus gastronómicos apresentados durante a Festa, que incluíram pratos típicos como as sopas da cegadas, cordeiro grelhado e caldeirada de cabrito e que vão continuar a ser servidos através do programa Alfândega da Fé à Mesa. Uma iniciativa que a autarquia pretende fazer crescer junto da restauração local.

Para quem não teve a oportunidade de visitar Alfândega da Fé por ocasião da Festa da Cereja vai sempre a tempo de o fazer e ainda há cerejas para quem quiser provar.