Tudo a postos em Vilarelhos para receber o Festival PAN

01 Jul '18

A aldeia de Vilarelhos, no Vale da Vilariça, em Alfândega da Fé, recebe no próximo fim de semana o PAN - Festival e Encontro Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda em Meio Rural. O evento tem lugar de 6 a 8 de julho, mas a população de Vilarelhos há já algum tempo que se prepara para receber os mais de 100 participantes activos desta iniciativa, bem como os visitantes, o que na aldeia é um acontecimento inédito.

Alojamento, alimentação, locais de realização das exposições, concertos e oficinas de arte, tudo está a ser organizado em articulação com a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, mas também com a população local que, em alguns casos, vai abrir as portas de sua casa para que os participantes tenham onde ficar durante o fim de semana.

Os espaços públicos vão ser utilizados para as exposições. O edifico da Junta de Freguesia, a escola primária e a antiga central melífera vão, nesses dias, transformar-se em galerias de arte para acolherem as exposições e oficinas de arte deste Festival. No espaço central da aldeia, junto ao jardim, decorrerão espetáculos musicais e outras performances artísticas e até no Santuário da Nossa Senhora dos Anúncios se vai respirar o Festival PAN.
É com o tema “Caminhos” que Alfândega da Fé recebe este ano o PAN. Um festival transfronteiriço de poesia e arte que acontece há 15 anos na aldeia de Morille, em Salamanca, tendo chegado a Portugal pela primeira vez em 2015. A iniciativa leva arte de vanguarda, poesia, música e cultura aos meios rurais, reunindo diversos artistas de Portugal e Espanha em experiências artísticas e culturais.

No dia 6 de julho, a partir das 10h têm início as actividades. Às 11hoo realiza-se uma Conferência de Imprensa no alpendre da Junta de Freguesia de Vilarelhos.

programa