Obras de requalificação do regadio da Camba com início em Outubro

Img 3064 1 1024 2500
03 Out '18

As obras de requalificação do regadio da Camba vão avançar no mês de outubro. O investimento, que ultrapassa os 7 milhões de euros, faz parte do Plano Estratégico de Regadio do concelho de Alfândega da Fé e vai permitir requalificar e modernizar cerca de 320 hectares de área de rega.

Duas décadas após a sua construção, as condutas de abastecimento do regadio da Camba degradaram-se ao longo do tempo originando perdas de água significativas. Com a requalificação da rede vão ser criadas condições para melhorar a gestão dos recursos hídricos e dinamizar o setor agrícola nas áreas de Agrobom, Valpereiro e Saldonha.

No passado dia 17 de Setembro, realizou-se em Valpereiro a assinatura da consignação de trabalhos, que contou com a presença dos representantes da Junta de Agricultura da Camba, do Município de Alfândega da Fé e da União de Freguesias de Agrobom, Valpereiro e Saldonha, das empresas de construção e fiscalização da obra e da Águas do Norte. O arranque da intervenção na Camba acontece durante o mês de outubro, com a previsão de estar concluída nos próximos 18 meses.

Recorde-se que em todo o concelho vão ser investidos 25 milhões de euros para requalificar, modernizar e ampliar as redes de rega, o que inclui a construção de uma nova barragem em Gebelim e um novo perímetro de rega no planalto Vilar Chão-Parada.

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaLogo_PDAM_ano2019-05_(1)