Alfândega da Fé assinala Dia Municipal para a Igualdade | Autarquia foi novamente distinguida com prémio Viver em Igualdade

16 Out '18

No próximo dia 24 de Outubro comemora-se o Dia Municipal para a Igualdade. Para assinalar esta data, o Município de Alfândega da Fé, em parceria com outras entidades do concelho, preparou um conjunto de actividades para a promoção dos valores da igualdade e inclusão na comunidade. Uma prática regular na autarquia que este ano foi novamente distinguida a nível nacional com o Prémio Viver em Igualdade.

Nesse dia, no ginásio no Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé vai decorrer um jogo de Basquetebol entre equipas mistas, compostas por rapazes e raparigas e uma mega aula de ginástica intergeracional, dirigida a jovens e idosos das instituições locais. Para já estão a ser também recolhidos depoimentos em áudio das crianças do pré escolar e idosos da Universidade Sénior e da Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé sobre o que pensam acerca do tema Igualdade. Os testemunhos vão ser reproduzidos no dia 24 de outubro no Jardim Municipal. O objectivo é sensibilizar a população para as questões da igualdade de género e da inclusão social.

Recorde-se que o Município de Alfândega da Fé foi distinguido, em 2016, com o prémio Viver em Igualdade, atribuído pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género a cada dois anos e que destaca as boas práticas municipais nesta área. Na edição deste ano, a CIG atribuiu uma menção honrosa a Alfândega da Fé pela integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação na organização municipal e nas iniciativas desenvolvidas a nível local.

No dia 24 de outubro, Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade vai entregar as distinções no Encontro Nacional e Cerimónia de Entrega de Prémios que terá lugar em Lisboa. A Presidente da Câmara Municipal, Berta Nunes, vai receber o prémio, acompanhada pela Conselheira Municipal para a Igualdade, o interlocutor municipal para as questões da Igualdade de Género e a responsável técnica pelo Gabinete de Inserção e Apoio à Vítima de Alfândega da Fé (GIAV).

Cartaz de igualdade