Índice de Transparência Municipal em discussão pública | Todas as pessoas podem dar o seu contributo

30 Out '18

O Índice de Transparência Municipal (ITM) encontra-se em discussão pública, aberta a todas as pessoas que queiram dar o seu contributo, para a melhoria da metodologia e alteração dos indicadores do ITM. A TIAC-Associação Transparência e Integridade abriu um período de discussão pública até 16 de novembro cujo objectivo é motivar a participação dos cidadãos no processo de revisão do ITM.

O Índice de Transparência Municipal avalia, desde 2013, a transparência dos municípios com base na informação disponibilizada nos websites, sendo a avaliação cada vez mais rigorosa e abrangente. Alfândega da Fé lidera há quatro anos consecutivos o ranking, consolidando a sua posição como o município mais transparente do país.

Cumpridos cinco anos de produção do ITM (2013-2017) a TIAC entendeu ser hora de avaliar o impacto deste trabalho e implementar melhorias. No ano 2018 não haverá por isso avaliação, sendo esse processo retomado em 2019 já com a metodologia revista.

A reavaliação do Índice de Transparência Municipal assenta num processo de consulta pública que agora começa e o Município de Alfândega da Fé convida todos os seus munícipes a participarem e darem o seu contributo para a introdução de novos indicadores, sugestão de alterações nos indicadores existentes e melhorias na metodologia do ITM.

A sua opinião conta muito para nós. Participe aqui.

Mais informações em: https://transparencia.pt/itm/