CIT celebra o 3º Aniversário com arranque do projeto o Teatro e as Serras, vencedor do Orçamento Participativo de Portugal

14 Nov '18

No dia 21 de novembro, para celebrar o seu 3º aniversário, o CIT – Centro de Interpretação do Território, apresenta em estreia nacional o espectáculo “Contas Nordestinas, o Diabo veio ao Enterro”, no âmbito do projeto o Teatro e as Serras, vencedor do Orçamento Participativo de Portugal e nascido em Alfândega da Fé.
As Contas Nordestinas são a adaptação ao palco, pelo grupo de Teatro Filandorra, de algumas páginas do livro “O Diabo veio ao Enterro” de A.M. Pires Cabral (1985), uma obra que retrata a vida do Nordeste de Portugal, onde os valores da ruralidade e muito em especial a linguagem e a literatura tradicionais mantêm uma réstia de vitalidade.
Neste dia será ainda apresentado o livro CIT “Percorrer Sensações” fruto do projeto “Olhar do Pastor”. Para este projeto colaboraram 42 pastores pertencentes a todo o concelho de Alfândega da Fé, que abriram as portas do seu mundo e que gentilmente partilharam a sua maneira de estar e ser, a sua história e o património.
Com o “Olhar do Pastor” foi dada voz aos testemunhos dos pastores e às suas vivências, dificuldades e ambições. A paixão, o gosto, o entusiasmo, a desilusão e a incerteza desta profissão rural está reflectida nas páginas do livro que dá a conhecer a rudeza do clima, as maneiras de trabalhar com a terra e a forma de lidar com os animais.
As comemorações têm início às 14h30, com a encenação pela companhia de teatro Filandorra das “Contas Nordestinas, o diabo veio ao Enterro” para a comunidade escolar. Às 21h00 tem lugar a apresentação do livro CIT “Percorrer Sensações”, com uma homenagem aos pastores, seguida da encenação para o público geral às 21h30, no Centro de Interpretação do Território (CIT), em Sambade, Alfândega da Fé. A entrada é livre.

Programa:
14h30: Encenação “Contas Nordestinas, o diabo veio ao Enterro” (para público escolar)
21h00: Elegia ao pastor destas terras e lançamento do Livro CIT “Percorrer Sensações” (para público geral)
21h30: Encenação “Contas Nordestinas: o Diabo veio ao Enterro” (para público geral)