Hora do Planeta | Autarquia de Alfândega da Fé adere ao maior movimento global contra as alterações climáticas

20 Mar '19

O Município de Alfândega da Fé vai voltar a associar-se à iniciativa Hora do Planeta. Trata-se do maior movimento global contra as alterações climáticas que surgiu em 2007 e, anualmente, “apaga” milhares de empresas, instituições e monumentos que ficam às escuras durante uma hora como protesto contra as alterações climáticas.

Este ano, no dia 30 de março, entre as 20.30h e as 21.30h o edifício dos Paços do Concelho, o edifício da Câmara Antiga, a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, a Biblioteca Municipal e CIT – Centro de Interpretação do Território vão ficar às escuras. Um gesto simbólico que é o reflexo da preocupação da autarquia com a sustentabilidade de recursos e com a proteção ambiental e que, ao mesmo tempo, pretende alertar consciências, incentivando os munícipes a juntarem-se a esta iniciativa.

É também esse o apelo que faz a WWF (World Wide Fund for Nature), organização não-governamental que promove esta iniciativa, para que cada cidadão se torne consciente das problemáticas ambientais e, nas suas casas, desliguem também as luzes durante uma hora.
Ao nível local, a autarquia de Alfândega da Fé tem demonstrado a sua preocupação com as alterações climáticas, através da implementação do Plano Estratégico de Adaptação às Alterações Climáticas e do desenvolvimento de várias ações de sensibilização e projetos, como é o caso do NetEfficity e do projeto Life Adpatate.

Em Abril, Alfândega da Fé vai receber a 4ª reunião do projeto Life Adaptate cujo objectivo é aumentar o compromisso dos municípios europeus com o pacto de autarcas para a energia e clima através do desenvolvimento de planos locais de mitigação e adaptação às alterações climáticas.
Mais informações aqui: https://horadoplaneta.pt/uma-acao-global/

Os cidadadãos pdoem também aderir em: https://horadoplaneta.pt/cidadaos/